A versão preliminar do prognóstico do novo Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PMDU) está disponível para visualização. Depois de realizada audiência e consulta pública de diagnóstico em agosto de 2022, este novo relatório apresenta avaliações dos levantamentos realizados no diagnóstico dos serviços de drenagem urbana de Palmas, além de recomendações para melhoria do sistema. O relatório completo pode ser consultado aqui.
A revisão foi iniciada em 2022 com intuito de modernizar o atual plano de drenagem, em vigência desde 2014 (Decreto Nº 700/2014), com o objetivo de aprimorar o planejamento de investimentos futuros em drenagem urbana na Capital pelos próximos 20 anos.
O prognóstico avalia que os investimentos em obras de drenagem urbana elevaram em 117,95% o Índice de Cobertura de Redes (ICR) entre 2014 e 2022 em área pertencente à bacia do Córrego Prata, que está totalmente inserida na zona urbana do Município e que abrange quadras da região central e sul de Palmas.
Ainda segundo o documento, a urbanização da Capital leva à impermeabilização de solos, o que pode trazer aumento da pressão sobre o sistema de drenagem, impactando de forma significativa a velocidade de escoamento superficial de águas da chuva. O relatório enumera melhorias necessárias e relata também que com a conclusão das obras em andamento, prevista para 2023 na região sul (bacias do Taquari e Taquarussu Grande), haverá incremento razoável do ICR, melhorando ainda mais a cobertura de drenagem.
A iniciativa da Prefeitura de Palmas em utilizar redes sociais para disseminar educação ambiental para prevenção de obstrução de bocas de lobo, estruturas essenciais para drenagem urbana também é citada. Entre as sugestões de melhoria estão serviços de manutenção e prevenção contínuos do sistema já operante.
Próximas etapas
Segundo o engenheiro ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Tiago Sodré, a próxima etapa do processo de revisão do PMDU compreende a apresentação de relatórios contemplando a revisão das ações propostas, ações emergenciais e contingenciais, revisão dos mecanismos e procedimentos de controle social, instrumentos e indicadores para avaliação da eficiência, eficácia e efetividade das ações programadas e, por fim, a entrega do relatório final consolidado.
Na prática, quando concluído, todo esse processo de revisão vai estabelecer uma versão mais atualizada do PMDU com a avaliação e ajuste das metas de curto, médio e longo prazo, que vão ajudar a melhorar, com mais obras e serviços preventivos e corretivos, o sistema de drenagem pluvial da Capital dando solução gradativa a alagamentos na cidade.
Urbanismo Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos na Capital
Exposição Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, recebe exposição com descobertas arqueológicas palmenses
Tapa-buracos Prefeitura de Palmas afirma que operação taapa-buracos segue nas principais avenidas da Capital
Matrículas Rede Municipal de Ensino de Palmas inicia período de transferências de estudantes nesta segunda, 5
Feminicídio Nota de Pesar
Obras Prefeitura de Palmas destaca obras estruturais nas regiões Norte e Sul da Capital Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado