Terça, 09 de Setembro de 2025
Cidades Drenagem

Drenagem urbana é um desafio para a capital

Prefeitura trabalha um novo plano para a cidade

01/03/2023 12h48
Por: Redação Fonte: Secom - Palmas
Foto: Luciana Pires/ Prefeitura de Palmas
Foto: Luciana Pires/ Prefeitura de Palmas

A versão preliminar do prognóstico do novo Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PMDU) está disponível para visualização. Depois de realizada audiência e consulta pública de diagnóstico em agosto de 2022, este novo relatório apresenta avaliações dos levantamentos realizados no diagnóstico dos serviços de drenagem urbana de Palmas, além de recomendações para melhoria do sistema. O relatório completo pode ser consultado aqui. 

A revisão foi iniciada em 2022 com intuito de modernizar o atual plano de drenagem, em vigência desde 2014 (Decreto Nº 700/2014), com o objetivo de aprimorar o planejamento de investimentos futuros em drenagem urbana na Capital pelos próximos 20 anos.

O prognóstico avalia que os investimentos em obras de drenagem urbana elevaram em 117,95% o Índice de Cobertura de Redes (ICR) entre 2014 e 2022 em área pertencente à bacia do Córrego Prata, que está totalmente inserida na zona urbana do Município e que abrange quadras da região central e sul de Palmas.

Ainda segundo o documento, a urbanização da Capital leva à impermeabilização de solos, o que pode trazer aumento da pressão sobre o sistema de drenagem, impactando de forma significativa a velocidade de escoamento superficial de águas da chuva. O relatório enumera melhorias necessárias e relata também que com a conclusão das obras em andamento, prevista para 2023 na região sul (bacias do Taquari e Taquarussu Grande), haverá incremento razoável do ICR, melhorando ainda mais a cobertura de drenagem.

A iniciativa da Prefeitura de Palmas em utilizar redes sociais para disseminar educação ambiental para prevenção de obstrução de bocas de lobo, estruturas essenciais para drenagem urbana também é citada. Entre as sugestões de melhoria estão serviços de manutenção e prevenção contínuos do sistema já operante.

Próximas etapas

Segundo o engenheiro ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Tiago Sodré, a próxima etapa do processo de revisão do PMDU compreende a apresentação de relatórios contemplando a revisão das ações propostas, ações emergenciais e contingenciais, revisão dos mecanismos e procedimentos de controle social, instrumentos e indicadores para avaliação da eficiência, eficácia e efetividade das ações programadas e, por fim, a entrega do relatório final consolidado. 

Na prática, quando concluído, todo esse processo de revisão vai estabelecer uma versão mais atualizada do PMDU com a avaliação e ajuste das metas de curto, médio e longo prazo, que vão ajudar a melhorar, com mais obras e serviços preventivos e corretivos, o sistema de drenagem pluvial da Capital dando solução gradativa a alagamentos na cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Palmas - TO
Palmas, TO
Atualizado às 03h01
25°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 39°

25° Sensação
1.03 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/09)

Mín. 26° Máx. 40°

Tempo nublado
Amanhã (11/09)

Mín. 25° Máx. 41°

Tempo limpo