Terça, 10 de Fevereiro de 2026
Cultura Arquitetura

História da fundação de Palmas é retratada em projeto selecionado para 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira

Participação do arquiteto palmense Marcus Garcia coloca a Capital em evidência no evento nacional

10/02/2026 15h28
Por: Redação Fonte: Secom Prefeitura de Palmas
 Foto: Márcio Di Pietro / Governo do Tocantins
Foto: Márcio Di Pietro / Governo do Tocantins

A história da fundação de Palmas ganha projeção nacional por meio do projeto do arquiteto e urbanista palmense Marcus Garcia, selecionado em concurso nacional para representar o Tocantins na 1ª edição da Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB). O evento acontece entre 25 de março e 30 de abril, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A participação coloca Palmas em evidência em um dos principais eventos dedicados à arquitetura contemporânea do País, que reúne um projeto por unidade da federação, organizados por biomas, com foco na diversidade territorial, cultural e criativa do Brasil.

O projeto de Marcus Garcia foi escolhido pela força conceitual e pela abordagem sensível sobre o pioneirismo e a identidade cultural tocantinense. A proposta tem como referência simbólica a trajetória de sua mãe, Zuleide Dias da Silva, conhecida como Arlê, pioneira de Palmas, e dialoga diretamente com a criação do Tocantins e a fundação da Capital, reconhecendo a arquitetura como expressão cultural e instrumento de construção de identidade.

Segundo o arquiteto, Arlê chegou à capital tocantinense no fim de 1989, quando a cidade ainda era uma promessa, e construiu sua vida em Palmas com “coragem, fé e persistência”.

A proposta apresentada parte do pioneirismo como herança viva, conceito que se conecta à criação do Tocantins, oficializada em 5 de outubro de 1988, e ao nascimento de Palmas, em 20 de maio de 1989. “É a chance de mostrar ao Brasil nossa forma de habitar, criar, acolher e ser, nossa identidade”, explica o arquiteto. 

A secretária municipal de Turismo, Juventude e Esportes, Ana Paula Setti Nogueira, parabenizou Marcus Garcia pela seleção do projeto e destacou que a participação na Bienal fortalece a imagem de Palmas como cidade criativa e referência cultural. “A presença do Tocantins na Bienal, por meio de um arquiteto palmense, demonstra que investir em cultura e criatividade gera reconhecimento e desenvolvimento”, arremata.

Bienal

A Bienal de Arquitetura Brasileira foi fundada pelos arquitetos Anna Rafaela Torino e Raphael Tristão, com a proposta de disseminar conhecimentos sobre a produção contemporânea e aproximar a arquitetura do grande público. A expectativa da organização é receber mais de 1 milhão de passantes no espaço aberto e cerca de 160 mil visitantes na área expositiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Palmas - TO
Palmas, TO
Atualizado às 19h01
23°
Tempestades isoladas

Mín. 23° Máx. 29°

23° Sensação
4.12 km/h Vento
78% Umidade do ar
100% (6.65mm) Chance de chuva
Amanhã (11/02)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuva
Amanhã (12/02)

Mín. 21° Máx. 28°

Chuva