A história da fundação de Palmas ganha projeção nacional por meio do projeto do arquiteto e urbanista palmense Marcus Garcia, selecionado em concurso nacional para representar o Tocantins na 1ª edição da Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB). O evento acontece entre 25 de março e 30 de abril, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A participação coloca Palmas em evidência em um dos principais eventos dedicados à arquitetura contemporânea do País, que reúne um projeto por unidade da federação, organizados por biomas, com foco na diversidade territorial, cultural e criativa do Brasil.
O projeto de Marcus Garcia foi escolhido pela força conceitual e pela abordagem sensível sobre o pioneirismo e a identidade cultural tocantinense. A proposta tem como referência simbólica a trajetória de sua mãe, Zuleide Dias da Silva, conhecida como Arlê, pioneira de Palmas, e dialoga diretamente com a criação do Tocantins e a fundação da Capital, reconhecendo a arquitetura como expressão cultural e instrumento de construção de identidade.
Segundo o arquiteto, Arlê chegou à capital tocantinense no fim de 1989, quando a cidade ainda era uma promessa, e construiu sua vida em Palmas com “coragem, fé e persistência”.
A proposta apresentada parte do pioneirismo como herança viva, conceito que se conecta à criação do Tocantins, oficializada em 5 de outubro de 1988, e ao nascimento de Palmas, em 20 de maio de 1989. “É a chance de mostrar ao Brasil nossa forma de habitar, criar, acolher e ser, nossa identidade”, explica o arquiteto.
A secretária municipal de Turismo, Juventude e Esportes, Ana Paula Setti Nogueira, parabenizou Marcus Garcia pela seleção do projeto e destacou que a participação na Bienal fortalece a imagem de Palmas como cidade criativa e referência cultural. “A presença do Tocantins na Bienal, por meio de um arquiteto palmense, demonstra que investir em cultura e criatividade gera reconhecimento e desenvolvimento”, arremata.
Bienal
A Bienal de Arquitetura Brasileira foi fundada pelos arquitetos Anna Rafaela Torino e Raphael Tristão, com a proposta de disseminar conhecimentos sobre a produção contemporânea e aproximar a arquitetura do grande público. A expectativa da organização é receber mais de 1 milhão de passantes no espaço aberto e cerca de 160 mil visitantes na área expositiva.
Estudo Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto
Futebol Capital FC encerra preparação no Nilton Santos e foca na estreia diante do Araguaína
Obras em andamento Obras do Residencial Parque dos Ipês I, II e III alcançam 70% de execução e entram na fase final
Urbanismo Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos na Capital
Exposição Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, recebe exposição com descobertas arqueológicas palmenses
Tapa-buracos Prefeitura de Palmas afirma que operação taapa-buracos segue nas principais avenidas da Capital Mín. 23° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva
Curta Tocantins Carnaval na Rua do Pau D’Oléo e Desenterro da Buiúna abrem Carnaval de Porto Nacional na quinta-feira, 12
Eventos CarnaRock Covernation chega à segunda edição e consolida o rock como alternativa no Carnaval de Palmas
Plantão Policial Polícia Civil deflagra 4ª fase da Operação Viúva Negra e cumpre mandados contra suspeitos de apoiar duplo homicídio de pastores em Pium
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco