Dois Protocolos de Intenções foram assinados durante a Sessão Solene de Posse da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). A celebração de intenções entre a Corte de Contas e o Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae/TO) prevê a efetividade às prerrogativas do artigo 41 da lei complementar 123, de 2006, conhecida como a Lei Geral das micro e pequenas empresas. Com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Protocolo de Intenções tem como objetivo promover otimização, efetividade e celeridade nas ações voltadas ao cumprimento das decisões definitivas da Corte de Contas do Estado.
Em relação ao documento assinado com o Sebrae/TO, o Protocolo se refere às licitações e contratos celebrados entre micro e pequenas empresas locais com os municípios tocantinenses. O presidente do TCE/TO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, ressaltou que a iniciativa “trata de uma política que o Tribunal de Contas pretende levar a efeito de indução e desenvolvimento. A ideia é fazer com que os pequenos municípios apliquem seus recursos na sua localidade, a fim de que aquele que ali produz seja fortalecido e, assim, gere emprego, renda e aquecimento à economia local”.
O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio, ressaltou que essa parceria é fundamental para impulsionar os pequenos negócios e levar incentivo fiscal para que eles cresçam dentro de suas localidades. “Temos que lutar para que os recursos fiquem nos municípios e que as micro e pequenas empresas tenham o incentivo necessário para tocar com otimismo seus negócios”, afirmou.
Sobre o Protocolo de Intenções assinado com a PGE, o documento visa envidar os esforços necessários para viabilizar e otimizar todas as medidas necessárias ao efetivo cumprimento das decisões definitivas do TCE Tocantins, no que tange a ressarcimentos. “Esse Protocolo busca a recuperação dos danos causados aos cofres públicos. O Procurador-geral do Estado assinou com o compromisso de buscar esses recursos, que em última análise, buscar o ressarcimento daquilo que foi perdido eventualmente por algum ato administrativo desviado”, explicou o conselheiro presidente.
O Procurador-geral, Klédson de Moura, destacou que “o protocolo visa desenvolver ferramentas de acompanhamento dos processos judiciais para assegurar o efetivo cumprimento das decisão do TCE/TO, bem como para evitar a prescrição das exigibilidades das imputações.”
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado