O portal do Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve nível prata em transparência, na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE).
Os critérios avaliativos foram desenvolvidos com base nas regras de transparência estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei de Acesso à Informação (LAI).
Entre os critérios observados estão: se o conteúdo do site tem foco no cidadão; se assegura ao cidadão o direito de acesso a dados; se os dados abertos disponibilizados são completos, atuais e acessíveis, dentre outros.
O portal do MPTO foi classificado com 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%, recebendo o selo de transparência Prata.
Essa foi a primeira vez que o portal do MPTO foi avaliado nesse formato. Com conhecimento das regras, alterações serão realizadas para dar mais transparência as atividades da instituição e para receber o selo Ouro.
Classificações
Os sites que atendem aos critérios previstos recebem um selo de transparência que pode ser: Diamante (de 95% a 100%), Ouro (de 85% a 94%) ou Prata (de 75% a 84%).
Avaliação do CNMP
Semestralmente, o Portal da Transparência do MPTO passa por avaliação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tendo a instituição obtido nota máxima nos últimos anos.
No Portal da Transparência são apresentadas informações relativas às receitas, despesas, remuneração de servidores e membros, licitações e contratos, dentre outras, além de conter aspectos de usabilidade e de acessibilidade que influenciam na localização das informações públicas.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado