A cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas foi considerada prática abusiva pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), que recomendou a imediata suspensão da cobrança imposta aos locatários seja no início, durante ou ao término dos contratos de locação.
Segundo o MPTO, cobrar essa taxa do locatário (inquilino) é uma prática abusiva. A responsabilidade de pagar a vistoria é do locador (proprietário do imóvel), conforme determina a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91). A mesma lei não exige esse pagamento do inquilino.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) considera abusiva a cobrança que transfere ao consumidor despesas que são do fornecedor. Nesse caso, o fornecedor é o proprietário do imóvel.
Na recomendação, expedida pela 15ª Promotoria de Justiça da Capital, o promotor de Justiça Paulo Alexandre de Siqueira destacou que os contratos devem ser corrigidos. Cláusulas que fazem o inquilino pagar pela vistoria devem ser retiradas, sob pena de medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive o ajuizamento de ação civil pública por violação aos direitos dos consumidores.
Em setembro do ano passado, o MPTO instaurou inquérito civil público para apurar possíveis violações aos direitos dos consumidores e prática abusiva da cobrança de taxa de vistoria nos contratos de locação de imóveis em Palmas. O procedimento investigou quais imobiliárias da capital realizam essa cobrança.
As empresas notificadas têm prazo de dez dias úteis a partir do recebimento da recomendação para informar ao MPTO as providências adotadas para o cumprimento integral da medida.
Futebol Capital FC encerra preparação no Nilton Santos e foca na estreia diante do Araguaína
Obras em andamento Obras do Residencial Parque dos Ipês I, II e III alcançam 70% de execução e entram na fase final
Urbanismo Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos na Capital
Exposição Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, recebe exposição com descobertas arqueológicas palmenses
Tapa-buracos Prefeitura de Palmas afirma que operação taapa-buracos segue nas principais avenidas da Capital
Matrículas Rede Municipal de Ensino de Palmas inicia período de transferências de estudantes nesta segunda, 5 Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Plantão Policial Denarc desarticula ponto de venda de drogas e prende traficante
Curta Tocantins Fundação Cultural de Palmas abre cerca de 700 novas vagas para cursos gratuitos de iniciação artística
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?