A cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas foi considerada prática abusiva pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), que recomendou a imediata suspensão da cobrança imposta aos locatários seja no início, durante ou ao término dos contratos de locação.
Segundo o MPTO, cobrar essa taxa do locatário (inquilino) é uma prática abusiva. A responsabilidade de pagar a vistoria é do locador (proprietário do imóvel), conforme determina a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91). A mesma lei não exige esse pagamento do inquilino.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) considera abusiva a cobrança que transfere ao consumidor despesas que são do fornecedor. Nesse caso, o fornecedor é o proprietário do imóvel.
Na recomendação, expedida pela 15ª Promotoria de Justiça da Capital, o promotor de Justiça Paulo Alexandre de Siqueira destacou que os contratos devem ser corrigidos. Cláusulas que fazem o inquilino pagar pela vistoria devem ser retiradas, sob pena de medidas administrativas e judiciais cabíveis, inclusive o ajuizamento de ação civil pública por violação aos direitos dos consumidores.
Em setembro do ano passado, o MPTO instaurou inquérito civil público para apurar possíveis violações aos direitos dos consumidores e prática abusiva da cobrança de taxa de vistoria nos contratos de locação de imóveis em Palmas. O procedimento investigou quais imobiliárias da capital realizam essa cobrança.
As empresas notificadas têm prazo de dez dias úteis a partir do recebimento da recomendação para informar ao MPTO as providências adotadas para o cumprimento integral da medida.
Vereadora e Deputado Vereadora Karina Café garante R$ 500 mil para cirurgias oftalmológicas em Palmas após articulação com deputado Vilmar de Oliveira
Movimentação 2026 Grupo de Carlos Veloso retoma fôlego e reorganiza força política no Tocantins
Maturidade Política Palmas dá exemplo: Eduardo e Janad juntos em Buritirana
Censo Servidores efetivos da Prefeitura e beneficiários do Previpalmas devem responder Censo Previdenciário até 16 de dezembro
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café celebra inauguração da nova Base da Guarda Metropolitana e reforça compromisso com a segurança na Praia da Graciosa
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Tempo nublado
Curta Tocantins Robinho Estilizado lança DVD ao vivo em Brasília e fortalece presença no cenário nacional
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado