**
Durante a campanha Outubro Rosa 2025, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), realizou uma ação de adesão ao movimento nacional de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, promovendo o ato simbólico “Grande Abraço Rosa da Aleto”. A iniciativa reforça que a informação e o diagnóstico precoce são as principais armas contra a doença.
O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 22, e contou com a participação dos servidores, parlamentares do Poder Legislativo estadual, além da esposa do presidente da Casa, Geneci Almeida, que encampou esta ação social da Aleto. Para Amélio Cayres, a conscientização é o primeiro passo para a prevenção. “É fundamental que gestores, organizações e empresas se unam à causa, promovendo campanhas que estimulem o diagnóstico precoce e incentivem as mulheres a realizarem exames preventivos”, destacou.
A servidora Viviane Moreira e Silva, que já enfrentou a doença, ressaltou a importância da prevenção. “A mamografia a partir dos 40 anos é essencial. Isso representa menos sofrimento, menos sequelas e mais vida”, afirmou.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres em todo o mundo. No Brasil, são registrados mais de 66 mil novos casos por ano. O Ministério da Saúde recomenda a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos, lembrando que o câncer de mama, em estágio inicial, costuma ser assintomático.
Entre as ações da Aleto em apoio à causa estão a destinação de emendas parlamentares ao Hospital do Amor de Palmas, referência no tratamento oncológico, além do apoio à Liga Feminina de Combate ao Câncer e a outras entidades tocantinenses. O Parlamento também tem contribuído com a criação de leis e a promoção de eventos anuais voltados à conscientização sobre o tema.
*O que é o Outubro Rosa*
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, cujo principal objetivo é informar e alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce da doença.
O movimento surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, quando laços cor-de-rosa começaram a ser distribuídos em corridas de rua e eventos esportivos que apoiavam a luta contra o câncer de mama. Desde então, o símbolo e a cor rosa tornaram-se marcas mundiais da prevenção e do cuidado com a saúde feminina.
(*Edição: Lauane dos Santos/Ascom A.C.)
Vereadora e Deputado Vereadora Karina Café garante R$ 500 mil para cirurgias oftalmológicas em Palmas após articulação com deputado Vilmar de Oliveira
Saúde Saúde de Palmas orienta moradores a atualizarem cadastro na sua unidade de saúde de referência
Maturidade Política Palmas dá exemplo: Eduardo e Janad juntos em Buritirana
Ação Parlamentar Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco
Saúde Novo PAC: Prefeitura de Palmas abre licitação para cinco novas unidades de saúde
Vacinação Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação neste sábado, 18 Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Tempo nublado
Curta Tocantins Robinho Estilizado lança DVD ao vivo em Brasília e fortalece presença no cenário nacional
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado