**
Durante a campanha Outubro Rosa 2025, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), realizou uma ação de adesão ao movimento nacional de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, promovendo o ato simbólico “Grande Abraço Rosa da Aleto”. A iniciativa reforça que a informação e o diagnóstico precoce são as principais armas contra a doença.
O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 22, e contou com a participação dos servidores, parlamentares do Poder Legislativo estadual, além da esposa do presidente da Casa, Geneci Almeida, que encampou esta ação social da Aleto. Para Amélio Cayres, a conscientização é o primeiro passo para a prevenção. “É fundamental que gestores, organizações e empresas se unam à causa, promovendo campanhas que estimulem o diagnóstico precoce e incentivem as mulheres a realizarem exames preventivos”, destacou.
A servidora Viviane Moreira e Silva, que já enfrentou a doença, ressaltou a importância da prevenção. “A mamografia a partir dos 40 anos é essencial. Isso representa menos sofrimento, menos sequelas e mais vida”, afirmou.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres em todo o mundo. No Brasil, são registrados mais de 66 mil novos casos por ano. O Ministério da Saúde recomenda a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos, lembrando que o câncer de mama, em estágio inicial, costuma ser assintomático.
Entre as ações da Aleto em apoio à causa estão a destinação de emendas parlamentares ao Hospital do Amor de Palmas, referência no tratamento oncológico, além do apoio à Liga Feminina de Combate ao Câncer e a outras entidades tocantinenses. O Parlamento também tem contribuído com a criação de leis e a promoção de eventos anuais voltados à conscientização sobre o tema.
*O que é o Outubro Rosa*
O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, cujo principal objetivo é informar e alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce da doença.
O movimento surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, quando laços cor-de-rosa começaram a ser distribuídos em corridas de rua e eventos esportivos que apoiavam a luta contra o câncer de mama. Desde então, o símbolo e a cor rosa tornaram-se marcas mundiais da prevenção e do cuidado com a saúde feminina.
(*Edição: Lauane dos Santos/Ascom A.C.)
Ação Parlamentar Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco
Saúde Novo PAC: Prefeitura de Palmas abre licitação para cinco novas unidades de saúde
Vacinação Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação neste sábado, 18
Saúde MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi
Saúde Justiça determina regularização do número de profissionais de enfermagem no Hospital Geral de Palmas
Inclusão Lei da vereadora Karina Café garante distribuição gratuita de cordões de identificação para pessoas com deficiências e transtornos ocultos em Palmas Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 39°
ChuvaMín. 23° Máx. 36°
Chuvas esparsas
Política Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado