A Justiça emitiu, na segunda-feira, 15, sentença em ação movida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) na qual obriga o Município de Palmas a apresentar um plano de ação para regularizar a oferta de serviços de oftalmologia. A decisão reconhece as longas filas de espera existentes e que a demanda de pacientes supera a capacidade operacional da rede municipal.
O plano de ação deve ser apresentado à Justiça no prazo de 30 dias, contemplando os grupos de serviços referentes a consultas, exames e tratamentos ambulatoriais na área de oftalmologia.
No processo, o Ministério Público demonstrou a existência de 11.577 pacientes em fila de espera, alguns aguardando procedimento desde o ano de 2022. Este tempo ultrapassa, em muito, o prazo de 100 dias considerado razoável para o atendimento, nos termos do Enunciado nº 93 do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).
Com a decisão, o Poder Judiciário acatou o argumento do Ministério Público de que a situação configura uma "deficiência grave" na política pública de saúde, violando o direito fundamental à saúde.
A ação civil pública que requer providências foi apresentada este ano pela promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital. O processo tramita na Vara da Saúde de Palmas.
Ainda na fase inicial do processo, o Ministério Público já havia obtido liminar em que foram determinadas obrigações ao Município de Palmas.
Saúde Governo do Tocantins retoma medidas de órteses para pacientes do CER III de Palmas
Vereadora e Deputado Vereadora Karina Café garante R$ 500 mil para cirurgias oftalmológicas em Palmas após articulação com deputado Vilmar de Oliveira
Saúde Saúde de Palmas orienta moradores a atualizarem cadastro na sua unidade de saúde de referência
Maturidade Política Palmas dá exemplo: Eduardo e Janad juntos em Buritirana
Outubro Rosa Amélio lidera ação do Outubro Rosa e destaca força da conscientização na luta contra o câncer
Ação Parlamentar Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco Mín. 21° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Governo do Tocantins institui comissão organizadora do concurso da Saúde que vai ofertar mais de 5 mil vagas no estado
Plantão Policial Homem condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Araguaína
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina