Quarta, 18 de Setembro de 2024
Cidades Condenação

Atuação do MPTO resulta na condenação de prefeito por irregularidades em processos licitatórios

A sentença, resultante de uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), aponta irregularidades em dispensas licitatórias que causaram prejuízo ao erário municipal.

05/06/2024 15h16
Por: Redação Fonte: Ascom MPTO
Foto: Divulgação MPTO
Foto: Divulgação MPTO

O prefeito de Araguatins, Aquiles Pereira de Sousa, foi condenado nesta terça-feira, 04,  por atos de improbidade administrativa. A sentença, resultante de uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), aponta irregularidades em dispensas licitatórias que causaram prejuízo ao erário municipal.

O prefeito foi condenado às penas dispostas no artigo 12, inciso II e III, da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê o ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade de bens, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais.

ACP

 

A Ação Civil Pública movida pelo MPTO, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Araguatins,  teve início a partir de uma representação feita pela empresa Alliance Engenharia, em maio de 2021, que apontava irregularidades em dispensas licitatórias relacionadas à aquisição de materiais de construção para pavimentação de vias públicas. 

A investigação conduzida pelo MPTO revelou que o prefeito Aquiles Pereira de Sousa teria favorecido a empresa Joel Cândido Freitas ME, contratando-a reiteradamente em detrimento de concorrentes legítimos.

Segundo o inquérito civil, a dispensa de licitação foi utilizada de forma indevida em cinco contratações, resultando em um gasto total de R$170.457,00. Além disso, o MPTO comprovou que o valor pago pelo cimento adquirido era superior ao oferecido pela empresa denunciante, configurando prejuízo ao erário municipal.

 

Má qualidade dos produtos

Em sua defesa, o prefeito chegou a argumentar que a empresa Alliance Engenharia não cumpria com as especificações técnicas necessárias e que não houve dano ao erário ou enriquecimento ilícito. No entanto, a investigação do MPTO, corroborada por provas documentais e testemunhais, demonstrou o contrário.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Araguatins - TO
Palmas, TO
Atualizado às 03h05
27°
Tempo limpo

Mín. 28° Máx. 41°

27° Sensação
1.54 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)

Mín. 26° Máx. 40°

Tempo limpo
Amanhã (20/09)

Mín. 29° Máx. 41°

Tempo limpo