Um assunto amplamente explorado pelo vereador Rogério Freitas nos últimos dois meses foi o processo de dispensa de licitação realizado pela Prefeitura de Palmas para a contratação de empresa de transporte público escolar, no valor de 19 milhões. O Vereador chegou a fazer um dossiê contendo todas as falhas e vícios do processo, o qual tem indícios claros de direcionamento e favorecimento do ganhador, uma empresa de Brasília que tinha na sua atividade principal transporte rodoviário de passageiros e que não cumpriu outros pré - requisitos solicitados do Termo de Referência.
O Tribunal de Contas do Estado, por meio da Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng) apontou na última segunda-feira, 1º de maio, várias falhas e sugeriu a suspensão cautelar do contrato com a empresa alegando que as inconsistências, a princípio, são muitas e graves. O relator é o conselheiro Severiano Jose Costandrade de Aguiar, o qual tinha ciência desde agosto de 2022 que a prefeitura precisava adequar o transporte público escolar.
Entre os apontamentos do TCE está a diferença de quilometragem entre o que foi licitado e o que foi contratado; o capital inicial da empresa é insuficiente para um contrato deste valor. Já o Vereador elencou nos últimos meses uma série de itens que deveriam ter sido atendidos conforme o Termo de Referência e que não foram, e ainda o fato da Procuradoria Geral do Município ter expedido recomendação para que fossem feitas cotações de preço no mercado local, o que não existiu. A ausência do atestado de capacidade técnica da empresa que foi substituído por uma auto declaração da mesma, dizendo ser capaz. Na empresa constava certidão positiva de débito na receita estadual, e na dívida ativa do próprio município sede da empresa. O balanço patrimonial de outra empresa foi colocado no processo, o que configura fraude, um processo com duas empresas do mesmo nome e CNPJs diferentes.
Na tribuna da Câmara nesta quinta, 04, Rogério ressaltou que a Prefeitura chegou a fazer um pagamento de 4 milhões de reais a empresa que já vinha sendo investigada pelo TCE, o que segundo ele, configura má fé.
Novo Secretário Nélio Nogueira Lopes assume Secretaria Executiva da Igualdade Racial do Tocantins
Juventude Natural de Paranã, jovem Eziel Quirino é nomeado Diretor Regional de Esportes na Seju
Eleições 2026 ? Alexandre Guimarães defende “presença real” como base para construir o futuro do Tocantins
Diminuir tarifa Wanderlei Barbosa tenta reverter aumento da tarifa de água autorizado na gestão interina
Ação parlamentar Vereador Júnior Brasão participa da última sessão do Legislativo Municipal de 2025
Pesquisa de preço Procon Tocantins encontra variação de até 108% nos preços das carnes em Araguaína Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 30°
Chuva
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado