Entre os dias 31 de julho a 3 de agosto, acontece em Porto Nacional a 5ª Romaria Padre Luso. Quermesse, missas, peregrinações e procissão integram a programação do evento, que é organizado pela Catedral Nossa Senhora das Mercês, Capela São Judas Tadeu e Associação Amigos do Padre Luso (AaPL), com apoio da Prefeitura.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jerfeson Nascimento, lembra que a Romaria é um evento consolidado no calendário da cidade. “O evento é uma das expressões mais bonitas dessa espiritualidade viva do nosso povo. É um momento de devoção, encontro e valorização da nossa identidade cultural. Além disso, fortalece o turismo religioso e reforça Porto Nacional como uma referência em fé quando se fala em Tocantins”, comentou.
Todos os dias de evento acontece a quermesse com venda de comidas, produtos e leilões.
A presidente da Associação Amigos do Padre Luso, Zulmira G. Cardoso, destaca que a arrecadação ao longo da quermesse vai para o custeio da causa. “A Associação está à frente dos trabalhos para maior divulgação do nome do Bondoso Padre Luso e ser um tempo de espiritualidade, o Tríduo é um momento de pedirmos a Santíssima Trindade pela Causa do Bondoso Padre Luso e a arrecadação da Quermesse será para todos os custeios dessa causa”, explicou.
Nesta quinta-feira, 31, foi realizada a Peregrinação que teve início na Capela São Domingos, em Pinheirópolis, com término na Capela São Judas Tadeu. No dia 3 de agosto a programação é diversificada, conforme segue o cronograma.
10h: Caminho da fé
10h30: Missa dos romeiros e das crianças
15h: Hora da Páscoa do Pe. Luso Terço da Misericórdia
18h30: Procissão Luminosa, com início na Catedral e término na Capela São Judas Tadeu
19h: Missa em memória do Padre Luso
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 24° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 36°
Tempo limpo