Servidores públicos estaduais e municipais no Tocantins sempre tiveram um papel estratégico em qualquer eleição. É uma categoria organizada, formadora de opinião e altamente conectados. Somados, influenciam direta e indiretamente mais de 150 mil votos, um capital político que pode decidir uma disputa.
Por isso, os gestores sempre procuraram cuidar deste “público” para não os perder. E nos últimos dias acendeu uma luz no Paço da Capital e no Palácio Araguaia. Em Palmas, Eduardo enfrenta seu primeiro desgaste justamente com uma categoria que Cinthia Ribeiro sempre tratou como prioridade - a Educação, que historicamente é uma das mais mobilizadas do serviço público. Professores pararam atividades por um dia foram as ruas fazer barulho e o prefeito parece que sentiu o impacto.
Eduardo sabe que, se não estancar essa crise agora, pode chegar em 2026 fragilizado e ainda arrastar sua candidata para o mesmo desgaste.
No Estado, Laurez também encara pressão crescente. A Polícia Civil também registrou ato público nos últimos dias cobrando melhores condições de trabalho, valorização da categoria e concurso público. Somam-se a isso, as reivindicações dos sindicatos pelo teto salarial igual para todos os poderes. Esse é um dos temas que tem ganhando grande repercussão. O movimento vem ganhando forço e já se vê pela Capital por todos os cantos da cidade, faixas estampadas com cobranças ao governo.
Para quem mira o Palácio Araguaia, ignorar essa categoria é um risco eleitoral enorme. Servidores não apenas votam, eles influenciam famílias inteiras, comunidades e ambientes profissionais.
A história recente mostra o caminho: Marcelo Miranda e Wanderlei Barbosa no Estado e Raul e Cinthia na prefeitura da Capital souberam fazer acenos claros ao funcionalismo e colheram reflexos positivos nas urnas. A lógica é simples: quem cuida da categoria tende a ser recompensado.
Os servidores formam talvez o voto mais fiel e decisivo do Tocantins. Tê-los como aliados pode garantir estabilidade e força eleitoral. Já um desagrado, mesmo pequeno, pode sair caro demais em 2026.

Politica Uma imagem que fala mais que mil palavras
A Pedido César Halum deixa a Agricultura; José Américo assume interinamente
Saúde Marilon Barbosa prestigia entrega de reforma de UBS em Buritirana e destaca investimentos feitos pela prefeitura
Simplifica Alexandre Guimarães fortalece atuação legislativa ao relatar projeto que simplifica inventário de pequenas propriedades rurais
Sangue Novo! Leandro Coutinho Noleto, 34 anos, é o novo secretário – um nome jovem.
Confiança Entorno de Wanderlei Barbosa mantém articulações políticas e confiança em decisão favorável do STF nos próximos dias Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado