Palmas, TO – Com o objetivo de modernizar a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento econômico da capital, o vereador Juarez Rigol protocolou o Projeto de Lei Complementar nº 006/2025. A proposta cria o Alvará Provisório para Construção Civil, uma modalidade de autorização temporária que visa simplificar e agilizar o início de obras de pequeno e médio porte em Palmas.
O projeto, que se alinha à Lei Federal da Desburocratização , busca oferecer celeridade na liberação do início de obras e, com isso, estimular investimentos e reduzir a informalidade no setor da construção civil. Conforme a justificativa da matéria, o vereador argumenta que a medida vai proporcionar "segurança jurídica" e "eficiência administrativa" para os processos de licenciamento, que hoje podem ser morosos.
O Alvará Provisório será destinado a edificações residenciais e comerciais de baixo impacto, como casas unifamiliares de até 200m² ou empreendimentos de até 1.000m². O requerimento para a autorização será feito de forma simplificada, exigindo documentação mínima e um "termo de compromisso de apresentação do projeto completo" para o alvará definitivo.
O projeto ressalta que o alvará temporário não substitui as licenças definitivas, mas serve como um primeiro passo para impulsionar o setor. Ele também reforça o poder de fiscalização do município, que poderá embargar obras irregulares a qualquer tempo. A matéria agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e se aprovada, trará um avanço significativo para o crescimento ordenado e legal da cidade de Palmas.
Retorna a ATR Matheus Pereira Martins volta à presidência da ATR; bastidores mostram realinhamento político
Teto Único Governador Wanderlei Barbosa encaminha à Assembleia PEC do Teto Único e proposta de reestruturação do PCCS da Polícia Civil
Ação Parlamentar Cuidar de quem cuida: ao lado dos servidores, Alexandre Guimarães reforça compromisso com Bandeirantes
Parabenizando Vilmar parabeniza Cemei de Colméia por destaque no I Seminário de Boas Práticas da Educação Infantil
Cassação TRE confirma cassação do mandato dos vereadores Mosquitim do povo e Biula da chapa do PDT de Goiatins por fraude na cota de gênero
Destaque Eduardo Gomes e Alexandre Guimarães são eleitos os melhores políticos do Tocantins em 2025 Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado