A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quinta-feira (07), Sessões Extraordinárias, no plenário da Casa Legislativa. Com uma pauta diversificada, a sessão foi marcada pela aprovação de projetos que impactam diretamente áreas como saúde, inclusão, direitos das mulheres, segurança e cidadania.
Entre os destaques da Ordem do Dia, está o Projeto de Lei Complementar nº 06/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera o uso de solo de um lote destinado a empreendimentos habitacionais, promovendo ajustes importantes na política urbana da capital.
Combate ao Assédio e Mais Direitos para Mulheres
A vereadora MaryCats da Causa Animal (Podemos) teve três projetos aprovados alinhados com ênfase na garantia de direitos e na valorização da mulher. Um deles cria a Política Pública de Combate ao Assédio Sexual em ônibus de transporte coletivo (PL nº 22/2025), enquanto outro (PL nº 38/2025) obriga a fixação de placas informativas sobre o direito da mulher a ter acompanhante durante atendimentos de saúde, conforme a Lei nº 14.737/2023.
Além disso, também foi aprovado o PL nº 141/2025, que determina a instalação de placas informativas sobre o direito de alimentar animais em situação de rua, com base na Lei Estadual nº 4315/2023.
Inclusão e Acessibilidade
Com foco na ampliação da cidadania e da inclusão social, o vereador Rubens Uchôa (União) teve três propostas aprovadas:
O Selo "Empresa Amiga do Autista" (PL nº 61/2025), que reconhecerá estabelecimentos que promovem práticas inclusivas;
A prioridade no atendimento a pessoas em tratamento de saúde como quimioterapia e hemodiálise (PL nº 63/2025);
E a criação de diretrizes para combater o preconceito relacionado à saúde mental (PL nº 70/2025).
Reconhecimento e Utilidade Pública
A sessão também foi marcada por homenagens e reconhecimento a entidades e cidadãos. Foram aprovados projetos que concedem o Título de Cidadão Palmense a personalidades como Roniclay Alves de Morais, Arlinda Carla Gomes, Gilberto Simone Nastari, Maria Moreira da Silva e Fernando Fernandes Garcia.
Duas instituições foram oficialmente reconhecidas como de utilidade pública: a Associação Movimento pela Vida do Tocantins (PL nº 108/2025) e o Instituto Nacional de Saúde, Inovação, Desenvolvimento e Educação – INSIDE (PL nº 311/2025), ambos propostos pela vereadora Thamires do Coletivo Somos.
Cultura e Responsabilidade Social
Um dos projetos aprovados, de autoria do vereador Marilon Barbosa (Republicanos), proíbe o uso de verba pública para eventos e shows que façam apologia ao crime organizado, violência ou drogas (PL nº 75/2025). A proposta visa preservar os valores culturais e éticos nos eventos patrocinados pelo poder público.
Além disso, foi aprovada a criação da Semana da Maternidade Atípica, com foco em dar visibilidade e apoio às mães de crianças com deficiência, também de autoria da vereadora Thamires.
Parceria Prefeitura de Palmas e Ministério Público alinham ações para aprimorar a política da mulher no município
Entrega Edy César da SPU-TO realiza doação de imóvel em Dois Irmãos do Tocantins
Contestando Conselho Fiscal do IMPAR de Araguaína contesta narrativa do prefeito sobre risco de colapso da previdência
Selo Sisbi Governo do Tocantins concede selo Sisbi a empresa de pescado em Almas durante o 1º Encontro de Piscicultores
Transporte escolar TCETO suspende licitação de quase R$ 4 milhões de transporte escolar em Monte do Carmo
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural* Mín. 24° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 36°
ChuvaMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Política Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado