O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulga Edital de Convocação para a 1ª Audiência Pública do projeto de revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. Na ocasião, serão apresentados o Plano de Trabalho e o Plano de Comunicação referentes ao projeto. O evento ocorre nesta terça-feira, 10, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Marianópolis do Tocantins.
A iniciativa integra o Termo de Convênio nº 01/2025, firmado entre o Naturatins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO).
O evento tem como objetivo apresentar à sociedade o Plano de Trabalho e o desenvolvimento do Plano de Comunicação do projeto, destacando as ações previstas no processo de revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC).
No âmbito do convênio firmado, compete ao Naturatins coordenar e fiscalizar a revisão do Plano de Manejo, além de assegurar a participação da população local. Desta forma, a iniciativa também visa facilitar o acesso à informação e incentivar o envolvimento da sociedade em todas as etapas do processo.
O presidente do Naturatins, Cledson Lima, destacou que o evento representa um espaço democrático fundamental para fortalecer a gestão ambiental. “A audiência pública é uma etapa importante na revisão do plano de manejo, pois garante que o processo seja conduzido com base em critérios técnicos, de forma transparente e participativa. Esse instrumento de gestão é fundamental para orientar o uso sustentável da área protegida, e sua atualização deve refletir as necessidades atuais da região. Seguindo os princípios de inclusão dos diferentes segmentos da sociedade e com uma base técnica bem fundamentada, podemos construir diretrizes mais robustas para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento equilibrado da APA”, pontuou.
A participação ativa de representantes do poder público, da sociedade civil e da comunidade local é essencial para assegurar a transparência e ampliar o envolvimento de todos nas decisões que impactam diretamente a gestão e a conservação da unidade. O evento é aberto ao público e todos os interessados estão convidados a participar.
O edital de convocação pode ser consultado aqui.
APA Ilha do Bananal/Cantão
Instituída pela Lei Estadual nº 907, de 20 de maio de 1997, a APA Ilha do Bananal/Cantão foi criada para assegurar a conservação da fauna, da flora e do solo, além de proteger a qualidade da água e garantir a manutenção das vazões dos mananciais da região.
Gerida pelo Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, a APA é a maior UC do estado, abrangendo os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium, e ocupa uma área de 1.678.000 hectares.
A APA possui um Zoneamento Ambiental, que estabelece normas de uso, condições bióticas, geológicas, agropastoris, extrativistas e culturais da região. As atividades econômicas dos municípios pertencentes à APA Ilha do Bananal/Cantão devem ser orientadas pelo seu Zoneamento, que divide a Unidade em quatro zonas de manejo: zonas de usos especiais, conservação de vida silvestre, preservação de vida silvestre e desenvolvimento econômico, conforme estabelecido pela sua Lei de criação.
Parque Cantão Naturatins celebra 27 anos de história e preservação do Parque Estadual do Cantão
Prisão Polícia Civil do Tocantins prende homem suspeito de tentativa de homicídio em Pium
Qualificação Produtores rurais recebem capacitação sobre aplicação de vacina contra brucelose
Desmatamento Prefeitura de Pium é denunciada por desmatamento em Área de Preservação Permanente (APP) Mín. 23° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 39°
Chuva
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Política Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado