O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 23ª Promotoria de Justiça da Capital, deliberou uma série de providências após vistoria realizada no Centro Empresarial Wilson Vaz, localizado no Plano Diretor Sul de Palmas, na última sexta-feira, 21.
A ação foi coordenada pela promotora de Justiça Kátia Gallieta, que decidiu requisitar à Defesa Civil Municipal um relatório técnico para verificar as condições estruturais do prédio; e, ao Corpo de Bombeiros, que também constatou algumas irregularidades , o projeto de prevenção e combate a incêndios da edificação.
Durante a inspeção, foram constatadas diversas irregularidades, como fiação elétrica exposta no último piso, banheiros em condições insalubres, salas abandonadas e uma caixa d’água aparentemente escorada de forma irregular no primeiro piso. Também chamou atenção a presença de um depósito de colchões no primeiro andar, fabricados com espuma de poliuretano — material classificado como altamente inflamável.
No térreo, identificaram-se indícios de comprometimento da estrutura física, com corrosões, bicheiras e manchas marrons que podem indicar deterioração de elementos estruturais metálicos. Em uma das salas, há infiltração de água pelo piso e desgaste no teto que expõe o pavimento superior. Um comerciante relatou que parte da cobertura teria desabado sobre uma mulher.
Diante das constatações, a promotora informou que será expedida recomendação à administração do centro comercial para que seja elaborado um estudo técnico predial, além de requerer vistoria da Vigilância Sanitária Municipal quanto às condições de saúde e higiene do espaço.
A vistoria contou com o suporte técnico do Centro de Apoio Operacional do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), e com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais.
Representantes da administração do prédio — incluindo advogado, engenheiro e administradora — acompanharam parte da inspeção. Na ocasião, foram testados os sistemas de combate a incêndio, como mangueiras, alarmes e extintores, os quais se encontravam em funcionamento e com validade regular.
Histórico
Inaugurado em 1992, o Centro Empresarial Wilson Vaz foi o primeiro prédio comercial de Palmas. Com três pavimentos, o espaço foi originalmente projetado para abrigar 284 salas comerciais. Atualmente, o local sedia estabelecimentos variados, como ateliês de corte e costura, bordados, confecção de jalecos, sapateiro, barbearia, loja de carimbos e escritório de contabilidade.
Parceria Prefeitura de Palmas e Ministério Público alinham ações para aprimorar a política da mulher no município
Entrega Edy César da SPU-TO realiza doação de imóvel em Dois Irmãos do Tocantins
Contestando Conselho Fiscal do IMPAR de Araguaína contesta narrativa do prefeito sobre risco de colapso da previdência
Selo Sisbi Governo do Tocantins concede selo Sisbi a empresa de pescado em Almas durante o 1º Encontro de Piscicultores
Transporte escolar TCETO suspende licitação de quase R$ 4 milhões de transporte escolar em Monte do Carmo
Ação Parlamentar Frente Parlamentar do Agro, coordenada pela vereadora Karina Café, realiza reunião com o secretário de Agricultura de Palmas para alinhar prioridades do desenvolvimento rural* Mín. 22° Máx. 43°
Mín. 22° Máx. 37°
ChuvaMín. 23° Máx. 36°
Chuvas esparsas
Política Vilmar de Oliveira propõe título de Cidadão Tocantinense a Jaime Café
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado