O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, deu uma pausa na agenda de trabalho nesta quinta-feira, 15, e se juntou a milhares de romeiros para participar da Missa Campal, no Santuário do Senhor do Bonfim, localizado a 24 km de Natividade, na região sudeste do estado. Realizado anualmente, o evento religioso atrai devotos de todo o estado para agradecer por graças recebidas e renovar a fé cristã. A missa foi presidida pelo bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva.
O Festejo do Senhor do Bonfim, maior manifestação religiosa do estado, acontece há séculos e atrai pessoas das mais diversas localidades do Brasil. Durante 12 dias, a festa reúne turistas e peregrinos que movimentam a economia da localidade.
"Como cristãos, nos juntamos aos fiéis para agradecer por nos dar forças e coragem, para superar os desafios do dia a dia e, também, pedir saúde para continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas no nosso Estado. Essa romaria é um testemunho poderoso da fé e da esperança que nos une como povo e, há décadas, movimenta a região. O Santuário do Senhor do Bonfim, com sua atmosfera sagrada e acolhedora, é um símbolo da força da nossa fé e das nossas tradições", frisou o governador ao acrescentar a importância de parceria para melhorar a estrutura, a segurança do lugar e a acolhida aos romeiros.
Feriado
Durante o evento religioso, o governador afirmou a disposição do Governo do Estado em ajudar na construção da cobertura para realização das missas no Santuário. Também revelou que pretende discutir com a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para incorporar, ao calendário de eventos do Tocantins, o Dia do Senhor do Bonfim. "Com a criação desse feriado estadual, todos os católicos tocantinenses terão a oportunidade de comparecer aos festejos", frisou.
O reitor do Santuário do Bonfim, padre Leomar Sousa, destacou a importância do apoio do Governo do Tocantins para a realização do festejo e a implantação da infraestrutura do lugar. "É muito importante ter a presença e a participação do Governo do Estado e, de modo especial, do nosso amigo governador Wanderlei Barbosa, que está nos apoiando todos os anos. A gente acredita na fé do povo e quer de fato criar o mínimo de infraestrutura que acolha melhor esse povo", pontuou o religioso.
Para o vice-governador Laurez Moreira, que faz questão de comparecer todos os anos, o festejo constitui um momento de fé para os católicos. "Faço questão de vir todos os anos, porque é o maior evento religioso do Estado e, como católico, tenho o dever de estar junto, valorizar e apoiar esse momento de fé dos nossos tocantinenses. É uma grande demonstração da fé do povo tocantinense, com pessoas vindo a pé para pagar suas promessas. Parabenizo a todos que participam e cultivam essa fé, contribuindo para a manutenção desta tradição".
Também presente no Santuário, o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, frisou a importância do turismo religioso. “O Governo está presente em todos os segmentos de turismo do Tocantins e o turismo religioso é fundamental, pois é um turismo de fé e que aproxima o fiel da sua religiosidade. A Romaria do Senhor do Bonfim é a maior do Tocantins”, destacou o secretário, lembrando o suporte do Governo do Tocantins para melhor estruturar o lugar.
Devoção
Quando se trata do Festejo do Senhor do Bonfim, o sacrifício para pagar promessas é comum. Muitos percorrem grandes distâncias a pé até chegarem ao local, em um verdadeiro rito de fé para agradecer as graças recebidas. Dona Odalice Maria da Silva, de 90 anos, afirma que é católica e devota do Senhor do Bonfim e, anualmente, vem ao santuário agradecer e renovar a fé. "Vou completar 90 anos agora em setembro e, há 61 anos, venho aqui", afirmou.
Também romeiro, o senhor Juraci Barbosa de Oliveira, de 74 anos, disse que sempre vem ao festejo agradecer ao Santo. "Venho sempre e trago a minha família para rezar e agradecer pelas graças recebidas", declarou.
Segurança
Com o objetivo de proporcionar tranquilidade aos romeiros, as forças de segurança do Estado, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, lançaram a Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2024. As operações estão presentes em Araguacema, Tabocão e em Natividade e, para tal, foi disponibilizado um efetivo de 214 policiais militares.
O policiamento está sendo realizado em diversas modalidades, com o emprego de efetivos do 11° Batalhão e o reforço de outras unidades pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC). Viaturas, armamentos e equipamentos foram deslocados para o serviço, além do apoio operacional das equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Centro Integrado de Operações Aéreas.
Suporte
Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o Governo do Tocantins oferece suporte de apoio para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos romeiros que fazem o percurso de 24 km entre a zona urbana do município de Natividade e o povoado do Bonfim, onde ocorrem as festividades de Nosso Senhor do Bonfim.
Na barraca para acolhimento, os visitantes são recepcionados por uma equipe multifuncional que, além de oferecer apoio, também esclarece as ações e os serviços da Setas. A ação de acolhimento conta com a parceria da Secretaria-Geral da Governadoria; da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO); da Secretaria de Estado da Cultura (Secult); da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto); da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd); da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); da Polícia Militar (PMTO); do Corpo de Bombeiros (CBMTO); da Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa/Tocantins); do Projeto Manoel Alves; e agricultores familiares.
Senhor do Bonfim
O local, onde hoje é o distrito do Senhor do Bonfim, começou a receber romeiros em peregrinação após moradores da região testemunharem o mistério que envolve uma imagem encontrada por um vaqueiro em 1750. Essa imagem teria sido levada à cidade, de onde desapareceu e reapareceu, misteriosamente, no mesmo local onde foi encontrada inicialmente. A história se espalhou por meio de testemunhos de cura e, com o tempo, foram recebendo cada vez mais fiéis em busca de algum milagre. Atualmente, a festa do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa e cultural do Tocantins, reunindo milhares de pessoas das mais diversas localidades e de outros estados, como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Brasília e outros.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 21° Máx. 35°
Chuva