O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, estará em missão oficial na Europa no período de 25 de junho a 3 de julho. Acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, além de equipe técnica, o chefe do Executivo participará do 12° Fórum de Lisboa, em Portugal, para debater, com líderes dos três poderes do Brasil e autoridades internacionais, questões fundamentais para o aprimoramento e a eficiência na gestão pública.
Pela linha de sucessão, na ausência do governador, o posto deve ser assumido pelo vice Laurez Moreira. Entretanto, durante esse período, ele também estará em viagem internacional. Logo, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), o deputado Amélio Cayres, assume o posto como governador em exercício.
O governador embarcou rumo ao seu compromisso no exterior, na tarde desta segunda-feira, 24. Antes da viagem, ele comentou que irá manter os trabalhos em prol do Estado neste ínterim. "Vamos continuar conversando, atentos ao que o Estado precisa, mesmo durante este período. Neste tempo que o Amélio Cayres ficar, claro, ele tem a liberdade de andar pelo Estado, de inaugurar obras e de fazer aquilo que é necessário", conferiu Wanderlei Barbosa.
Já o presidente da Aleto e agora governador em exercício, Amélio Cayres, ressaltou que assume a gestão de forma interina com muita tranquilidade. "Já vivíamos institucionalmente em harmonia, na Assembleia Legislativa, com esse ex-deputado e grande governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Com muita honra e muita humildade, assumo neste momento o cargo, mantendo essa tranquilidade que o Governo do Tocantins vem proporcionando a todos os tocantinenses", comentou.
O comunicado oficial da viagem será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 24.
Fórum de Lisboa
O evento era conhecido como Fórum Jurídico de Lisboa. No entanto, agora em sua 12ª edição, passou a chamar-se Fórum de Lisboa, em razão de uma série de eventos que ocorrem ao longo do ano, no Brasil e em Portugal. Neste ano, o encontro tem como tema: Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais; e ocorrerá em Lisboa, capital da Portugal, entre 26 e 28 de Junho, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Durante esses dias, autoridades, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil do Brasil e da Europa irão se reunir para dialogar sobre como a globalização tem impactado as relações entre estados, instituições, empresas e povos.
O Fórum é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da Fundação Getúlio Vargas (FGV Justiça).
Eleições 2026 Alexandre confirma parceria com Amélio Cayres e articulações para 2026 ganham força
Solidariedade (SD) Paulinho da Força articula fortalecimento do Solidariedade em Palmas
Mudança Partidária PSB muda no Tocantins: fim de um ciclo de fracassos
Eleições 2026 Tocantins em movimento: o novo eixo Amélio–Vicentinho–Alexandre
Eleições 2026 EXCLUSIVO – Vicentinho Júnior confirma pré-candidatura ao Governo do Tocantins
Notificação Procon Tocantins notifica Energisa por falhas no fornecimento de energia no setor Água Fria, em Palmas Mín. 24° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Curta Tocantins Governo do Tocantins institui comissão organizadora do concurso da Saúde que vai ofertar mais de 5 mil vagas no estado
Plantão Policial Homem condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Araguaína
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina