Palmas (TO) – O presidente nacional do Partido Solidariedade (SD), Paulinho da Força, esteve em Palmas nesta quinta-feira (22), em uma agenda política com Presidente Estadual da Sigla Deputado Vilmar de Oliveira, de alto impacto que sinaliza uma nova dinâmica nas articulações eleitorais para 2026 no Tocantins. A visita, que contou com encontros estratégicos com o governador Wanderlei Barbosa e com o ex-governador Sandoval Cardoso, reforça o protagonismo da legenda no Estado e a costura para a formação de uma chapa competitiva às eleições proporcionais.
Durante a estada em Palmas, Paulinho da Força — presidente nacional da legenda, com forte histórico de articulação política no âmbito nacional — buscou estreitar o diálogo entre lideranças estaduais e federais, ressaltando o compromisso do Solidariedade com o fortalecimento da atuação política no Tocantins.
O encontro com o governador Wanderlei Barbosa marcou um momento de convergência política ampliada, reunindo também outras lideranças estaduais. A presença de Sandoval Cardoso no mesmo encontro acendeu especulações no meio político sobre seu possível ingresso definitivo na legenda e sua candidatura à Câmara dos Deputados pelo Solidariedade, sinalizando que o ex-governador pode vir a integrar a nominata federal na chapa do partido para as eleições de 2026.
Sandoval, que vem dialogando com diversas siglas e avaliando propostas para definir seu futuro político, considera natural o movimento de aproximação e tem analisado com atenção as condições da legenda para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados
A presença de Paulinho da Força em Palmas também ocorre em um contexto de destaque nacional para o presidente do Solidariedade. Além de comandar a legenda oficialmente, ele tem atuado estrategicamente em temas relevantes no Congresso Nacional e em ações partidárias.
Nos últimos meses, o Solidariedade, sob sua liderança, assumiu uma postura ativa em debates jurídicos que ganharam repercussão em Brasília. Uma das movimentações mais expressivas foi a apresentação de uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) com o objetivo de discutir critérios e limites para afastamento de governadores, em especial para resguardar a legitimidade do mandato do governador Wanderlei Barbosa — demonstrando um engajamento jurídico e político em defesa da representação eleitoral.
"Com a chegada de Paulinho da Força e a aproximação de Sandoval Cardoso, o cenário político no Tocantins ganha contornos mais definidos, porém ainda com espaço para negociações até a formação oficial das chapas. A expectativa dos bastidores é de que a unidade observada nos encontros em Palmas reflita também em um projeto eleitoral competitivo que combine nomes com forte apelo político e experiência administrativa.
O fortalecimento do Solidariedade no Estado, junto à construção de alianças e a articulação de candidaturas proporcionais e majoritárias, promete ser um dos pontos centrais das movimentações políticas em 2026."
Mudança Partidária PSB muda no Tocantins: fim de um ciclo de fracassos
Eleições 2026 Tocantins em movimento: o novo eixo Amélio–Vicentinho–Alexandre
Eleições 2026 EXCLUSIVO – Vicentinho Júnior confirma pré-candidatura ao Governo do Tocantins
Notificação Procon Tocantins notifica Energisa por falhas no fornecimento de energia no setor Água Fria, em Palmas
Um novo Marco? Alexandre Guimarães inicia o ano com postura de quem pensa grande
Ação Parlamentar Compromisso, Fé e Justiça”: Juarez Rigol encerra ano com mandato histórico, inclusão social e recorde de produtividade na CCJR Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Plantão Policial MPTO recorre ao Tribunal de Justiça contra liberdade de suspeito de sequestrar adolescente
Curta Tocantins Artista tocantinense Dorivã é selecionado no Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2025
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina