O Governo do Tocantins está investindo cerca de um milhão e seiscentos mil reais na nova equipe de bombeiros militares que vai compor a futura Companhia Independente, em Guaraí. A cidade e os demais municípios em seu entorno estão contando os dias para festejar a inauguração da Unidade Operacional, um marco histórico para a região centro-norte do estado, e às margens da BR-153. A previsão para o corte da fita inaugural e o alinhamento de detalhes para a cerimônia foram tratados na manhã desta quinta-feira, 21, entre o Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do CBMTO, e a prefeita Fátima Coelho.
A solenidade está prevista para o início de abril, e será executada com grande celebração reunindo representantes do Governo do Tocantins, prefeitos e vereadores das 16 cidades contempladas e convidados.
Para o Coronel Ornelas, a nova Unidade Operacional simboliza a continuidade da estruturação do Corpo de Bombeiros Militar, que cresce para atender as regiões estratégicas do estado. "É um grande momento para o Governo do Tocantins e CBMTO, pois é uma grande obra para Guaraí e as demais cidades circunvizinhas, a exemplo de Pedro Afonso que tem uma temporada de praia bem movimentada, e outros municípios, com variados tipos de atendimentos preventivos, na área técnica com avaliação de projetos construtivos, além dos atendimentos pré-hospitalares em ocorrências de acidentes de trânsito na BR-153 e rodovias no entorno", pontuou o Coronel Ornelas.
“Em se tratando de estruturação do Corpo de Bombeiros Militar, representa muito para a nossa corporação, que chega definitivamente a uma região estratégica do nosso estado e no eixo da BR-153. Vai aliviar para a Companhia de Colinas, ao mesmo tempo que confirma a condição e a prontidão dos bombeiros militares para mais uma importante missão”, completou o comandante-geral.
A reunião contou também com a presença da coronel Andreya de Fátima Bueno, Chefe do Estado-Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, do tenente-coronel Danúbio Kelly, futuro comandante da Unidade Operacional, e da aspirante Léia Nazareth, futura comandante do 1º Pelotão.
Na parceria para a instalação da 7ª Companhia de Bombeiros, a Prefeitura de Guaraí doou o terreno e construiu as instalações. O prédio segue o modelo adotado pelo CBMTO para as Unidades Operacionais no interior do estado, com arquitetura garantindo espaço maior para as viaturas e acomodações seguras, confortáveis e práticas para os bombeiros militares durante o cumprimento de suas escalas.
Além dos investimentos da Prefeitura de Guaraí (R$ 1.257.742,14), e do Governo do Tocantins, há também o apoio de parlamentares tocantinenses com emendas orçamentárias, possibilitando a aquisição de viaturas que chegam a aproximadamente dois milhões e meio de reais.
Desta forma, a 7ª Companhia já nasce com uma frota em que tem 01 viatura Auto-Bomba Tanque (Caminhão), 01 viatura de Resgate, 01 Camionete de Socorro e 01 SUV (Duster) para os serviços técnicos. A parte operacional ainda vai contar com 20 bombeiros militares, além de 08 funcionários civis que vão compor a equipe.
“Essa estrutura é a realização de um sonho que alcança 16 municípios em nossa região. Guaraí é a sede, mas os ganhos vão se estender a cada um dos mais de 104 mil habitantes ao redor de nossa cidade. Só temos a agradecer ao governador Wanderlei Barbosa, que não mediu esforços para nos auxiliar, bem como à senador Dorinha e deputados Olyntho Neto e Ivory Lira. Obrigada por esse presente tão importante, que representa segurança e bem-estar à nossa gente”, disse a prefeita Fátima Coelho.
Inovação em Guaraí
O Governo do Tocantins está investindo também na instalação do inovador Bombeiros Misto, um projeto que já existe em diversas cidades brasileiras e, que, por aqui, visa reforçar as equipes de bombeiros militares. O profissional a compor a unidade será um cidadão civil com curso de capacitação de mais de 230 horas, oferecido pelo próprio CBMTO.
"O bombeiro misto será um auxiliar que vai ajudar no combate a incêndio, ficar na retaguarda do trabalho no local, bem como em outros trabalhos desenvolvidos pelos bombeiros militares, como desencarceramento e segurança da via pública enquanto a equipe presta socorro à vítima, além de poder atuar em períodos de enchentes, alagamentos, e outros, por meio da Defesa Civil Estadual”, explicou o Coronel Ornelas.
Profissionais como técnicos em enfermagem e enfermeiros também poderão fazer parte do projeto, uma vez que seus conhecimentos agregam nos primeiros socorros e salvamento das vítimas em várias situações. "Esses profissionais poderão ser contratados pela Prefeitura e trabalhar no sistema de resgate com os bombeiros militares. Vamos dar o treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar para eles comporem o sistema de resgate”, concluiu o comandante.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 21° Máx. 35°
Chuva