A Escola Raimundo Nonato Leite, de Sítio Novo, jurisdicionada à Diretoria Regional de Araguatins, conta com um novo espaço de aprendizagem e conhecimento, organizado pelos próprios estudantes. Trata-se de um projeto de revitalização de um espaço que não estava sendo utilizado pela unidade escolar que os alunos transformaram num bosque destinado para atividades de leitura, fruição das artes e recreação ao ar livre.
A ação é resultado das disciplinas eletivas do novo ensino médio, lançadas com o objetivo de revitalizar o espaço da escola. Para tanto, foram trabalhadas temáticas de estudos sobre árvores frutíferas como referência para a construção do espaço de convivência ao ar livre.
Durante o ano letivo, os estudantes aprenderam sobre jardinagem, cultivo de mudas, medição de área e ações para o desenvolvimento sustentável, uma proposta transdisciplinar, que contou com a colaboração dos componentes de saberes e fazeres do campo, geografia, matemática, biologia e linguagens.
Segundo a diretora escolar, Auristela Barros dos Santos Teixeira, todas as etapas do projeto foram executadas pelos alunos, desde a medida, catalogação das árvores, cerca e construção das placas, bancos e balanços, dentre outros.
“São 1.650 metros quadrados de conhecimento empírico orientado por pesquisa científica, trabalho colaborativo, aprendizagem e valorização do nosso espaço. Como somos uma escola de campo, nosso Projeto Político Pedagógico foi pensado para ressignificar e fortalecer a identidade das comunidades situadas no espaço rural. Assim, entre as eletivas ofertadas, por votação, os alunos escolheram aquelas que pudessem contribuir com suas vivências na comunidade”, explicou a diretora.
Um dos professores responsáveis pela ação, José Domingos Lobo, destacou a importância da participação de toda a comunidade escolar. “Tivemos o apoio de parceiros da comunidade como pais de alunos e ex-alunos durante a limpeza do terreno, construção da cerca, confecção dos bancos com materiais recicláveis e doação de mudas para arborização do espaço. Com poucos recursos e força de vontade conseguimos executar um projeto nota 10”.
A estudante Letícia Vieira, da 2ª série do ensino médio, ressaltou a importância da ação. “Nós temos uma vasta área florestal e decidimos investir para construir um espaço agradável para aprofundar nossos conhecimentos e trazer mais oportunidade de aprendizado para todos os alunos”.
A atividade contou com a participação de instituições públicas como a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) durante o período de orientação técnica.
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Chuva
Plantão Policial Polícia Civil deflagra operação On Fire e cumpre mandados contra investigados por incêndio criminoso em maquinários agrícolas
Curta Tocantins Carnaval na Rua do Pau D’Oléo e Desenterro da Buiúna abrem Carnaval de Porto Nacional na quinta-feira, 12
Eventos CarnaRock Covernation chega à segunda edição e consolida o rock como alternativa no Carnaval de Palmas
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco