Após solicitação dos responsáveis pelo pleito, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) oficializou a definição dos locais de votação para a eleição dos Conselhos Tutelares no Estado. Conforme o despacho 43.813/2023, de 19 de setembro de 2023, assinado pelo presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, a definição foi feita com base nas solicitações das comissões especiais designadas em cada município.
São, ao todo, 254 locais de votação. E serão disponibilizadas 1.341 urnas. Desse total, 1021 ficarão nas seções e outras 320 estarão, como se diz tecnicamente no TRE-TO, na "contingência", ou seja, disponíveis para eventuais substituições.
O presidente e o corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, se reuniram após a sessão do Pleno do TRE-TO na última semana para discutir o assunto. "Este pleito, como os demais, é de suma importância para a sociedade. E a Justiça Eleitoral atua no apoio à comunidade, com obrigações e atribuições bem definidas", afirmou o presidente João Rigo Guimarães.
Conforme a resolução nº 23.719, de 13 de junho deste ano, assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, as principais responsabilidades dos tribunais no pleito são: apenas o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas; treinamento das pessoas que vão compor as mesas receptoras de votos; suporte técnico ao voto informatizado; e cessão das listas de eleitores, se solicitado com antecedência pelos municípios.
"O TRE-TO fez até aqui e concluirá, com êxito, a sua parte neste processo, que é de grande relevância para a sociedade”, citou o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
A votação
As eleições unificadas para os membros dos conselhos tutelares de todo o país acontecem no dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h. Cada seção eleitoral conta com uma mesa receptora de votos, onde fica instalada a urna eletrônica, e as pessoas habilitadas realizam a identificação dos eleitores.
As responsabilidades
Ainda de acordo com a resolução do TSE, as eleições para escolher os conselheiros tutelares são de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público, nos termos do artigo 139 do Estatuto da Criança (Lei nº 8.069/1990. As comissões especiais formadas em cada local, constituídas nos termos do artigo 11 da Resolução Conanda nº 231/2022, além de outras responsabilidades, devem indicar os nomes das pessoas que atuarão como mesárias e mesários e no suporte da urna eletrônica.
Ação Parlamentar Alexandre Guimarães foi o único deputado Federal do Tocantins que votou contra o aumento de impostos
Irmandade Retorno de Wanderlei Barbosa expõe lealdades e revela bastidores da maior crise política recente no Tocantins
Fidelidade Lealdade à prova: Os aliados que não abandonaram Wanderlei Barbosa mesmo sob perseguição
Governador Retorna Wanderlei Barbosa retorna ao comando do Governo do Tocantins após mais de 90 dias afastado
Novo Presidente Walison Silva assume a presidência estadual do Democracia Cristã (DC) 27.
Será se incomoda? Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda? Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado