A gestão da Assembleia Legislativa do Tocantins sob a presidência do deputado Amélio Cayres tem bons resultados que o diferencia de outras gestões, além de resgatar o prestígio da “Casa do Povo,” junto as entidades e principalmente a sociedade tocantinense, cumprindo sua função de instrumento real para a melhoria de políticas públicas. À frente da Aleto, Cayres tem números, obras e projetos que falam por si.
Justiça social e cidadania concreta
O presidente colocou a Aleto em discussões importantes como a regularização fundiária de áreas urbanas, aprovando projetos que destravaram várias cidades, permitindo muitos cidadãos conquistarem o título de propriedade de seus imóveis. Nas entregas destes documentos vimos um presidente mostrando à sociedade a participação do legislativo. Esse feito não é só burocrático: é reconhecimento de dignidade, acesso seguro a financiamento, valorização patrimonial, tranquilidade.
Ampliação institucional, modernização interna e valorização dos servidores
Com um prédio pequeno para comportar a estrutura da Aleto, Amélio investiu na ampliação da sede do Legislativo Estadual cerca de R$ 18 milhões de reais. Uma estrutura que conta com salas modernas, melhoria no espaço para eventos, passarela conectando partes do prédio, o que traz mais conforto e eficiência aos servidores e o público.
Realizou depois de quase duas décadas, o concurso público da Aleto, garantindo transparência. Dos aprovados 50% já tomaram posse após receberem qualificações na Escola do Legislativo, que também recebeu investimentos e atende demandas dos servidores e do público externo, ofertando cursos e formações de forma gratuita — promovendo qualificação às pessoas.
Outro destaque na gestão de Cayres é a expansão da TV Assembleia que atende hoje um número maior de cidades, permitindo os tocantinenses conhecerem o trabalho de seus representantes.
Municipalismo, planejamento territorial e inclusão de todo o Tocantins
Uma das marcas fortes de Amélio Cayres é a atenção dada aos municípios do interior e a busca por políticas públicas que incluam quem muitas vezes ficou esquecido. É sem dúvida o presidente que mais esteve presente nos municípios de norte a sul e de leste a oeste do Tocantins, ouvindo prefeitos, vereadores e lideranças.
Foi destas escutas, que ele propôs a criação de novas regiões metropolitanas no Tocantins: Araguaína, Araguatins e Dianópolis, além de Gurupi, para abranger mais municípios. Com o objetivo de facilitar o acesso a recursos federais, promover cooperação entre municípios vizinhos, permitir planejamento conjunto (mobilidade, saúde, saneamento).
Liderança democrática, diálogo e reconhecimento
Cayres, demonstrou até aqui, uma gestão marcada pelo diálogo, consenso, respeito às diferenças. Não por acaso, foi eleito por unanimidade no primeiro biênio e reeleito também com grande apoio entre os deputados. Isso demonstra reconhecimento de que sua atuação é vista como equilibrada e séria.
Essa postura de Amélio reflete positivamente em todos os deputados que tem tranquilidade para trabalharem, atender a população e se vê como parte de todas as ações e projetos que estão sendo executados no Tocantins.
Outro destaque é a parceria que mantém com municípios (prefeituras e câmaras municipais) e com o governo estadual, reforçando que a Aleto não está isolada, mas funciona como elo ativo na articulação de benefícios para o Tocantins.
A representatividade na Assembleia
Amélio Cayres resgatou o protagonismo do legislativo em muitas pautas. Por muitos anos, o Legislativo tinha pouca visibilidade, era distante das demandas reais da população. Cayres, trouxe a Casa do Povo para uma nova realidade que influenciará as próximas gestões daqui para a frente.
A Assembleia deixou de ser apenas local de discursos e leis; voltou a ser um poder que faz entrega de obras e se abre ao cidadão por meio de leis que são aprovadas e em efeitos práticos lá na ponta.
A gestão do deputado Amélio Cayres, tornou-se uma referência para as próximas legislaturas e o cidadão sabe que pode cobrar mais pelo bem coletivo, que o legislativo pode oferecer por meio de projetos que saiam do papel, e que sejam acompanhados pelos nossos representantes no dia-a-dia.
Mín. 27° Máx. 36°
Mín. 25° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 27° Máx. 39°
Tempo limpo