O Centro Municipal de Educação Infantil - Cmei, de Colméia foi destaque no I Seminário de Boas Práticas da Educação Infantil do Programa Alfabetiza Mais Tocantins. O evento acontece em Palmas nesta terça e quarta, 10, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
A empresária Maria Antônia Ribeiro de Oliveira, esposa de Vilmar, esteve no evento para parabenizar a equipe de professoras envolvidas no projeto. A boa prática exitosa em questão foi desenvolvida em sala de aula pelas professoras com os alunos da pré-escola I e II no CMEI e aborda questões relacionadas ao racismo, com o livro infantil "Flávia e o bolo de chocolate", de Míriam Leitão. A leitura fala sobre Flávia, uma menina negra adotada por Rita, uma mulher branca. Quando Flávia se sente triste por sua cor de pele, Rita decide proibir o bolo de chocolate, pois ele é marrom. A partir disso, a mãe mostra a Flávia a beleza e a riqueza que existem nas coisas marrons e nas diferenças, argumentando que todos são diferentes, mas igualmente válidos.
"É uma alegria imensa ver o nosso Cemei ser reconhecido por uma prática tão importante e sensível. A educação é o caminho para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva. O projeto aborda o tema do racismo de forma lúdica e eficaz, plantando sementes de respeito e valorização das diferenças em nossas crianças. Parabéns a todas as professoras e à gestão do Cemei!" disse Maria Antônia.
O deputado Vilmar, por sua vez, destacou a importância do reconhecimento para a rede municipal de ensino. "O trabalho que está sendo feito no Cemei Fabyano Ribeiro de Oliveira é de excelência e serve de modelo para o nosso estado. Ver Colméia sendo destaque no I Seminário de Boas Práticas da Educação Infantil demonstra o compromisso e a dedicação das nossas educadoras. É um orgulho imenso saber que a nossa cidade está contribuindo para uma educação infantil mais rica e atenta às questões sociais, preparando cidadãos conscientes e respeitosos," afirmou o deputado Vilmar.
O Cemei, que leva o nome de Fabyano Ribeiro de Oliveira (in memorian), homenageia o filho de Vilmar e Maria Antônia.
Boas Práticas
Com o tema Entre brincadeiras e interações: a criança no centro do currículo, o encontro reúne formadores, gestores, professores e representantes municipais para compartilhar experiências exitosas desenvolvidas na pré-escola.
O principal objetivo do evento é valorizar e disseminar práticas pedagógicas inovadoras que fortalecem as aprendizagens, por meio do brincar e das interações, alinhadas ao Documento Curricular do Tocantins (DCT) e ao Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Durante a programação, destacam-se apresentação de projetos que contribuem para avanços em leitura, escrita, oralidade, ludicidade e desenvolvimento socioemocional.
As 13 superintendências de Educação do Estado selecionaram as 13 melhores práticas para este Seminário Estadual. Portanto o CMEI foi a selecionada a melhor prática exitosa dos oito municípios da Superintendência de Guaraí.
Cemei Fabyano Ribeiro de Oliveira
A instituição pública oferece Educação Infantil (0 a 5 anos), englobando creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 5 anos), com um foco mais pedagógico e estruturado.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuva
Curta Tocantins Robinho Estilizado lança DVD ao vivo em Brasília e fortalece presença no cenário nacional
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado