O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), abriu na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a 6ª Conferência Estadual das Cidades. O evento reúne representantes do poder público, secretários estaduais, sociedade civil organizada e movimentos sociais. A programação, que inclui debates e painéis temáticos, segue até o domingo, 24, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Câmpus Palmas.
Com o tema Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, a conferência é uma convocação do Ministério das Cidades e constitui um espaço democrático de diálogo e articulação entre sociedade civil, gestores públicos e movimentos sociais. Os objetivos do evento são debater e propor soluções conjuntas para os principais desafios urbanos do país.
“Há 13 anos, o Tocantins não realizava uma conferência estadual. Aqui, temos a oportunidade de discutir temas fundamentais para o desenvolvimento das nossas cidades, como saneamento, infraestrutura, mobilidade urbana e políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. A conferência garante a participação democrática da sociedade, com contribuições vindas dos 93 municípios tocantinenses que, agora, se consolidam em propostas para a etapa estadual e, posteriormente, para a nacional”, destacou o titular da Secihd, Ubiratan Carvalho, que representou o governador Wanderlei Barbosa na solenidade de abertura.
Ao longo do encontro, serão debatidos sete eixos estratégicos: Habitação e Regularização Fundiária; Saneamento Básico; Mobilidade Urbana; Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Consórcios e Financiamento; Controle Social e Gestão; e Grandes Temas Transversais — envolvendo questões de meio ambiente, gênero, tecnologia e outros assuntos intersetoriais.
O superintendente de Cidades e Desenvolvimento Urbano da Secihd, Bruno Mendes Queiroz, enfatizou a importância da participação municipal. “Esta conferência é fundamental, porque estamos reunindo os 93 municípios do Tocantins para debater as propostas construídas nas plenárias locais. Aqui, vamos consolidar essas contribuições e definir as que serão apresentadas no âmbito estadual. No sábado [23], teremos os debates temáticos que orientarão as propostas a serem levadas para a Conferência Nacional, prevista para outubro. Essas proposições trazem demandas que vêm da ponta, direto das comunidades”, ressaltou.
Representatividade da sociedade tocantinense
A conferência conta com delegados municipais previamente eleitos e autoridades públicas, garantindo a representatividade da sociedade tocantinense no processo de formulação das políticas urbanas.
Representando o município de Tupirama, o delegado da sociedade civil José Martins de França destacou que a segurança pública foi uma das principais preocupações locais. “Em Tupirama, a conferência foi organizada de forma muito estruturada e com ampla participação da comunidade. Discutimos várias pautas, mas a principal preocupação é a segurança. Medidas como a ampliação da iluminação pública e o monitoramento 24 horas já mostraram resultados positivos em cidades vizinhas, como Pedro Afonso. Por isso, queremos levar essa pauta também para os âmbitos estadual e nacional”, afirmou.
Já a professora Germana Pires Coriolano, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reforçou a relevância do evento para a formulação de políticas públicas inclusivas. “Participar deste momento é um marco na retomada das políticas urbanas de forma participativa. A conferência fortalece o direito à cidade e o acesso universal ao saneamento, à infraestrutura, à moradia e aos serviços públicos. Estamos discutindo diretrizes que vão subsidiar a política estadual de desenvolvimento urbano e também representar o Tocantins na conferência nacional”, avaliou.
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado
Articulação Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
Pagamento Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Novo secretário Faet parabeniza governo pela escolha de novo secretário da agricultura Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado