Irregularidades no processo de licenciamento ambiental e riscos à biodiversidade do Jalapão motivaram o ajuizamento de uma ação civil pública (ACP) com pedido de tutela de urgência, nessa quinta-feira, 26, pela Promotoria de Justiça de Novo Acordo. A medida busca apurar e corrigir falhas na obra de pavimentação da Rodovia TO-030, especialmente no trecho entre a ponte sobre o Rio Sono e o município de São Félix do Tocantins.
O processo tem como partes o estado do Tocantins, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGE-TO), o Consórcio Jalapão EPD e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
A atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) teve início após denúncia recebida pela Ouvidoria da instituição. Conforme a representação, a obra estaria sendo executada sem o devido licenciamento ambiental, provocando impactos diretos na reserva e no Mosaico de Unidades de Conservação do Jalapão — área que abriga espécies ameaçadas de extinção.
Com base em parecer técnico do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), foram identificadas diversas irregularidades, entre elas: classificação incorreta do porte da obra; emissão simultânea das licenças prévia e de instalação; ausência de outorga válida para uso de recursos hídricos; insuficiência nos Planos Básicos Ambientais; falhas na fiscalização por parte do Naturatins; e falta de publicidade e participação popular nos estudos de impacto ambiental.
Diante dos riscos ambientais e da possibilidade de dano irreversível à biodiversidade da região, a ação do MPTO, assinada pelo promotor de Justiça João Edson de Sousa, requer que, no prazo de 72 horas, os responsáveis comprovem que o traçado da rodovia não invade a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão nem outras áreas protegidas. Caso não haja comprovação, o pedido é pela paralisação imediata da obra e aplicação de multa diária de R$ 50 mil.
A ação também solicita a realização de vistoria técnica in loco pelo Naturatins, a reavaliação do processo de licenciamento ambiental, com elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), e o reforço da fiscalização da obra, a fim de garantir o cumprimento da legislação ambiental e a preservação das unidades de conservação do Jalapão.
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado
Articulação Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
Pagamento Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Novo secretário Faet parabeniza governo pela escolha de novo secretário da agricultura Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado