Na busca por resgatar os jovens não vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem realizado com os 139 municípios tocantinenses, mobilização para a vacinação contra a Doença. Com alinhamentos realizados desde março deste ano, em maio foi iniciado o processo de imunização que vai até o dia 30 de junho, com o Dia D, no sábado, dia 07. O foco são os jovens entre 15 e 19 anos e a meta é chegar a uma cobertura vacinal de 90% de um total de mais de 50 mil pessoas.
O objetivo é fortalecer as ações de imunização com a ampliação da cobertura vacinal entre adolescentes que ainda não iniciaram o esquema vacinal recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). “A vacinação é uma estratégia segura de promoção da saúde pública é essencial para a proteção pessoal e da sociedade como um todo. Portanto, pedimos a todos os pais que levem seus filhos para se imunizarem e, assim, garantir um futuro mais saudável para eles”, afirmou o secretário-executivo de Estado da Saúde, Luciano Lima.
“A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e prevenir as doenças associadas à infecção pelo HPV, por isso é muito importante que os jovens, procurem uma das Unidades Básicas de Saúde, que estarão abertas durante todo o sábado. Todos os 139 municípios do Tocantins estão mobilizados para o evento. Na oportunidade também estará disponível a vacinação contra Influenza e outros imunizantes”, afirmou a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Sena.
A estratégia
A estratégia de resgate orientada pelo Ministério da Saúde (MS) é devido ao acúmulo de não vacinados ao longo dos anos e abrange 121 municípios brasileiros. A vacinação passou a ser distribuída no país em 2014 e muitos adolescentes não se vacinaram durante a idade recomendada. Em 2024, verificou-se que sete milhões de jovens brasileiros não foram vacinados contra o HPV, na faixa etária entre 15 a 19 anos.
O HPV
O HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato pele a pele e sexual, incluindo sexo vaginal, anal e oral. Os tipos mais associados ao câncer são o HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. Alguns tipos do vírus podem causar doenças, como: verrugas genitais e cânceres de vulva, vagina, ânus, pênis e de orofaringe (garganta, boca e língua).
A vacina
A vacina HPV quadrivalente é uma suspensão injetável, fornecida em frasco-ampola de dose única, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a medida mais eficaz para se prevenir contra a doença que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e que também pode ser transmitida durante o parto, passando da mãe para o bebê.
Normalmente, o público-alvo da campanha contra o HVP é composto por meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, e mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea, ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos.
Cobertura
Em 2024, o público-alvo de imunização contra o HPV no Tocantins tinha um total de 50.338 adolescentes e o Estado atingiu em 90,78% a cobertura vacinal do público feminino e 74,21% masculino.
Outubro Rosa Amélio lidera ação do Outubro Rosa e destaca força da conscientização na luta contra o câncer
Ação Parlamentar Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco
Saúde Novo PAC: Prefeitura de Palmas abre licitação para cinco novas unidades de saúde
Vacinação Prefeitura de Palmas realiza Dia D de vacinação neste sábado, 18
Saúde MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi
Saúde Justiça determina regularização do número de profissionais de enfermagem no Hospital Geral de Palmas Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 25° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 37°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Política Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado