A Arquidiocese de Palmas divulgou a sua programação para a Semana Santa. O arcebispo Dom pedro Brito convidou a comunidade católica a vivenciar intensamente a Semana Santa, período central da liturgia cristã que relembra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A programação, que teve início neste Domingo de Ramos, se estenderá até o próximo domingo, marcando a entrada no Tempo Pascal. A Semana Santa é um tempo de profunda reflexão, beleza litúrgica e renovação da fé, convidando a todos a mergulharem no mistério da salvação.
Confira a programação completa:
-
Segunda-feira (14 de abril):
- Programação normal nas paróquias em horários diversos.
- Catedral Metropolitana de Palmas:
- 18h30: Santa Missa.
- Após a Missa: Procissão do Encontro.
- Mulheres: Seguirão a pé até o Monumento da Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, em procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores.
- Homens: Seguirão até o Monumento da Primeira Missa, na Praça dos Girassóis, e retornarão em procissão com a Imagem do Senhor dos Passos até a Catedral.
- Encontro: No meio do caminho, ocorrerá o emocionante encontro das imagens, recordando o encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa durante a Via Sacra. Após um momento de oração, as duas imagens seguirão juntas até a Catedral.
-
Terça-feira (15 de abril):
- Jubileu dos Sacerdotes da Arquidiocese:
- Local: Mosteiro das Irmãs Clarissas.
- Horário: 10h30.
- Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos:
- Local: Catedral Metropolitana de Palmas.
- Horário: 19h
- Presidida por: Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas.
- Explicação: Esta celebração solene reúne o clero e os fiéis da Arquidiocese em um momento de unidade e renovação do compromisso com o serviço a Deus e à comunidade. Durante a missa, são abençoados os Santos Óleos que serão utilizados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos ao longo do ano.
-
Quarta-feira (16 de abril):
- Programação normal das Santas Missas nas paróquias.
- Realização da Procissão do Encontro em diversas paróquias (verificar a programação local).
-
Quinta-feira Santa (17 de abril):
- Início do Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor:
- Celebração em todas as 40 paróquias da Arquidiocese com a tradicional cerimônia do lava-pés, recordando o gesto de humildade de Jesus na Última Ceia.
- Catedral Metropolitana de Palmas:
- Horário: 20h.
- Presidida por: Dom Pedro Brito Guimarães.
- Explicação: A Missa da Ceia do Senhor celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Nesta noite, recordamos o momento em que Jesus ofereceu seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho, entregando-os aos seus discípulos. Após a celebração, a hóstia consagrada é solenemente retirada do sacrário e transladada para um local de adoração, simbolizando a prisão de Jesus e o vazio deixado por sua ausência até a Ressurreição.
-
Sexta-feira Santa (18 de abril):
- Não há celebração da Santa Missa em nenhuma paróquia.
- Realização do ato litúrgico da Celebração da Paixão do Senhor.
- Em algumas paróquias, será realizada a Via-Sacra, meditando sobre os passos de Jesus a caminho do Calvário, seja em procissão ou por meio de representações teatrais.
- Catedral Metropolitana de Palmas:
- Horário: 15h.
- Presidida por: Dom Pedro Brito Guimarães.
- Explicação: A Ação Litúrgica da Paixão do Senhor relembra o sacrifício supremo de Jesus na cruz. Contemplamos o mistério do Crucificado, meditando sobre o sofrimento de Cristo e o amor redentor de Deus pela humanidade. A cruz, símbolo de salvação e esperança, permanece como centro da nossa fé.
-
Sábado Santo (19 de abril):
- Celebração da Vigília Pascal:
- Celebração em todas as paróquias da Arquidiocese.
- Catedral Metropolitana de Palmas:
- Horário: 18h30.
- Presidida por: Dom Pedro Brito Guimarães.
- Explicação: Considerada a "Mãe de todas as Vigílias", a Vigília Pascal é a celebração mais importante do ano litúrgico. Dividida em quatro partes (Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística), esta solene liturgia anuncia a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Durante a celebração, o anúncio da Páscoa é feito com alegria e as hóstias consagradas são novamente colocadas nos sacrários das igrejas, simbolizando a presença viva e gloriosa de Cristo ressuscitado em nosso meio. A celebração pode ter duração de aproximadamente quatro horas.
-
Domingo de Páscoa (20 de abril):
- Grande Festa da Ressurreição do Senhor!
- Celebração da Santa Missa em todas as paróquias nos horários normais.
- Paróquia São José:
- 06h50: Procissão da Ressurreição.
- 07h30: Santa Missa presidida por Dom Pedro Brito Guimarães.
- Santuário Mãe Rainha:
- 17h: Procissão da Ressurreição na quadra ao redor do Santuário, anunciando a vitória de Cristo sobre a morte.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Palmas (63) 9. 9209-9324