O site Foco Tocantins conversou com deputado federal, Alexandre Guimarães (MDB). Na entrevista concedida na sede do Diretório Regional do MDB em Palmas, onde recebeu diversas lideranças, o deputado garantiu que é pré-candidato ao senado, está preparado e que não tem plano B. Ele ainda falou da boa relação com o governador Wanderlei Barbosa, defendeu a pré-candidatura ao governo do presidente da Assembleia, Amélio Cayres e dos desafios do Estado.
Foco Tocantins: Como o senhor avalia seu mandato de Deputado Federal?
Alexandre Guimarães: Desde o primeiro momento que nós nos propusemos a fazer campanha, fiz o compromisso de estar presente nos municípios. Quebrando este tabu de que Brasília é distante do Tocantins. Então, neste momento, nós temos cumprido o que nós alinhamos em palanque. Nós temos descido do palanque de 2022 e estou colocando em prática os nossos discursos de estar presente em cada canto do Tocantins.
Foco Tocantins: O senhor pretende disputar uma vaga no senado em 2026?
Alexandre Guimarães: A gente tem acreditado que este é o momento. Temos discutido, ouvido as nossas bases, buscado os alinhamentos políticos necessários, cumprido tudo aquilo que a gente se propôs a fazer na política. E eu acho que o processo político do Tocantins passa por uma renovação, mas, uma renovação naturalmente com o conteúdo que é necessário. E, nesse espírito, eu penso que é possível que a gente passe a discutir isso com o nosso nome.
Sou presidente do MDB, um partido forte, que tem muita história no Tocantins. E esse é um direcionamento do MDB nacional, do MDB estadual, ouvindo o governador Wanderlei Barbosa, que é o nosso líder, a qual a gente faz parte do grupo do governo. Então, a gente tem se apresentado, nas nossas caminhadas, como possibilidade para a candidatura ao Senado Federal.
Foco Tocantins: O que o senhor considera ser a sua principal qualificação para representar o Tocantins no Senado?
Alexandre Guimarães: Minha qualificação vem desde pessoal, no sentido de querer fazer, de ajudar o próximo, de fazer uma política voltada verdadeiramente para o interesse coletivo. Essa é uma condição pessoal. Me sinto qualificado profissionalmente, sou advogado desde os 21 anos de idade, advoguei para prefeituras, câmaras de vereadores, fui candidato a deputado estadual, fui vice-prefeito, estive prefeito por um curto período interino, estou deputado federal, então acredito que, com essa nossa bagagem, nós temos condições pessoal e de conteúdo técnico de contribuir com o Estado do Tocantins no Senado Federal.
Foco Tocantins: Como avalia a atuação da atual bancada federal tocantinense?
Alexandre Guimarães: O Tocantins tem uma bancada segmentada e bastante atuante. Cada um dos 11, os 8 deputados federais, os 3 senadores, dentro do seu perfil de atuação, eu acho que representa muito bem a nossa gente, representa muito bem o Estado do Tocantins. Eu penso que o Tocantins está bem servido com os parlamentares federais que tem.
Foco Tocantins: O senhor foi eleito no Republicanos partido do governador, hoje encontra-se no MDB como está sua relação com o governador Wanderlei Barbosa?
Alexandre Guimarães: Temos uma relação intimamente próxima. Nós temos nos aproximado cada vez mais porque os perfis são coincidentes. São dois homens que veio do simples, que construiu a sua trajetória, respeitando todo mundo e todos. Então eu me identifico muito com o perfil do governador Wanderlei Barbosa. É um homem humilde, trabalhador, dedicado e que faz a boa política. Da mesma sorte é o perfil que tenho e eu me inspiro até mesmo nele. A gente tem boas e fortes relações. Eu fui eleito pelo Republicanos e só estou no MDB porque o governador Wanderlei Barbosa, dentro de uma construção de diálogo, nos permitiu fazer essa mudança. Então eu me sinto um MDBista, mas com a gratidão de ter começado a nossa carreira no Republicanos.
Foco Tocantins: O senhor está participando das discussões de pré-candidaturas ao governo do Tocantins? Se sim, com quem o senhor tem conversado?
Alexandre Guimarães: Não é segredo para ninguém que eu tenho acreditado que o deputado Amélio Cayres, presidente da Assembleia Legislativa, reúne a condição pacífica de terem líderes políticos ao seu redor, naturalmente, que consiga dialogar com a sociedade o seu nome. Tem que combinar com o povo. E é isso que tem que ser feito. A gente tem que apresentar um nome palatável na condição de desenvolvimento do Estado Tocantins. Pelo perfil do governador Wanderlei Barbosa, pelos números de aceitação dele, eu penso que a sociedade do Tocantins não quer fazer uma mudança de perfil, porque entende que é o perfil que está dando certo. O Tocantins é um Estado que está dando certo. Os números mostram isso, as convivências mostram isso, as cidades mostram isso e os líderes políticos e a sociedade têm demonstrado isso. Isso é fruto de pesquisa, estou falando de números. Então, não tendo por que mudar o perfil, eu acredito que o perfil do Amélio Cayres é o que atende, também coincidente, com este que a gente disse do Alexandre Guimarães, do Wanderlei Barbosa, é o perfil do verdadeiro tocantinense. Então, eu defendo publicamente, claramente, a bandeira de Amélio Cayres para governador do Tocantins, dentro da intenção e do grupo político do governador Wanderlei Barbosa.
Foco Tocantins: O senhor é presidente regional do MDB, um partido histórico no Tocantins. Caso o grupo defina por um novo nome, o senhor se colocaria a disposição para disputar o governo do Tocantins?
Alexandre Guimarães: Absolutamente, eu sou de missão, mas eu sou pré-candidato ao Senado e defendo o nome do Amélio Cayres como pré-candidato a governador. Esse é o nosso projeto A e não tem projeto B até então.
Foco Tocantins: O senhor tem andado bastante pelo Tocantins, qual clamor que tem escutado da população por onde tem passado?
Alexandre Guimarães: O Tocantins não é diferente de nenhum lugar. As dificuldades são grandes, o estado é grande, territorialmente falando. Cada uma das localidades tem as suas especificidades maiores. Tem algumas localidades que o maior é a acessibilidade, como a região de Jalapão, e vem sendo investido muito nisso. Tem os grandes centros que a gente esbarra na condição de saúde, segurança pública, que são as maiores dificuldades. Cada localidade tem as suas dificuldades em específico. É um estado que tem avançado, tem crescido, tem sido valorizado, mas que também tem muita coisa para se fazer ainda. A gente não tapa os olhos para isso, mas o governador Wanderlei Barbosa tem feito o exercício de distribuição de políticas públicas de igualdade para todos, e isso a gente enxerga, mas é preciso fazer muito mais e a gente tem caminhado junto com o governo para ajudar nessa construção.
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 31°
Chuva