O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) vem ao Tocantins na próxima segunda-feira, 7, para particpar da 1.ª Semana Nacional de Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), em parceria com os tribunais de todo o país. A abertura oficial será realizada no Tocantins, às 11 horas, na Escola Municipal Hermínio Azevedo, em Formoso do Araguaia.
Além da presença do ministro Dias Toffoli tambéme starão presentes: a supervisora do Fonajus, conselheira Daiane Nogueira de Lira; a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e demais autoridades, marcando o Dia Nacional da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.
A Semana Nacional de Saúde seguirá até a próxima sexta-feira (11/4). No Tocantins, as ações são voltadas para as mulheres indígenas da Ilha do Bananal e a expectativa é atender mais de 600 pessoas da etnia Javaé, de 13 aldeias da região.
Durante as ações, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai), estão previstos: atendimento especializado em ginecologia, realização de exames preventivos de câncer do colo do útero e rastreamento de câncer de mama, serviços obstétricos (pré-natal e exame de ultrassom), consultas oftalmológicas e de pediatria para crianças acompanhadas das mães indígenas, além de atividades educativas de prevenção em saúde.
Também serão realizadas ações de cidadania, com a emissão de documentos civis, como carteira de identidade nacional (CIN), cadastro de pessoas físicas (CPF) e registro civil de nascimento da pessoa indígena.
Políticas públicas
Segundo a supervisora do Fonajus, conselheira Daiane Nogueira, é importante que o Poder Judiciário tenha ações e políticas públicas voltadas especificamente para o tema da saúde, como forma de conhecer a realidade dos cidadãos e das cidadãs brasileiras. “É preciso fortalecer as ações sociais para as minorias vulnerabilizadas”, destaca, ressaltando que o Judiciário deve trabalhar junto ao Executivo e com a sociedade em prol dessa população.
A desembargadora Maysa Vendramini lembra os desafios para garantir o direito à saúde, principalmente às pessoas em situações de vulnerabilidade, como os povos indígenas. “Além de proporcionar justiça aos que necessitam, nosso propósito também é servir às pessoas, principalmente os excluídos e vulneráveis. Essa ação que vamos realizar na Ilha do Bananal, em parceria com o CNJ, é justamente o que buscamos em nossa gestão. Com justiça e união, atuamos em favor da sociedade”, disse.
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado