Será lançado nesta sexta, 21, o documentário “Palmas, Substantivo Feminino”, filme que conta a história da construção de Palmas, sob a ótica das mulheres. O projeto é patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, a partir de um edital da Secretaria de Cultura do Tocantins e será exibido no CineSesc, a partir das 19h.
O filme foi concebido por uma equipe feminina e retrata mulheres que vieram para Palmas na época da construção da cidade. Elas relembram situações vividas e trazem à tona narrativas que representam aspectos da história da cidade ainda invisibilizados.
As protagonistas são cinco mulheres que atuaram em diferentes frentes de trabalho: cozinheira, professora, artista, esteticista e agente funerária. “São histórias de esperança, coragem e superação e que revelam, acima de tudo, a importância do papel feminino na construção da cidade”, explica Rayssa Carneiro, diretora do filme.
Existem muitas histórias já conhecidas sobre a cidade de Palmas e os desafios na sua implantação, porém, a maioria ressalta o pioneirismo masculino. “O que costumamos ver são fotos em preto e branco, com homens trabalhando e daí surgiu nossa inquietação: onde estão as mulheres? O que elas fizeram nesse período? Como se sentiam as primeiras mulheres a viverem aqui em Palmas?”, contextualiza Ariadne Feitosa, que assina o roteiro do filme.
Para falar sobre mulheres, a direção teve o cuidado de montar uma equipe majoritariamente feminina, especialmente na linha de frente. “Nosso filme é um tributo ao protagonismo e à sensibilidade feminina, o que tem tudo a ver com a coragem das mulheres que vieram construir Palmas”, comenta Rayssa.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas