Na manhã desta quinta-feira, 6, a Polícia Civil do Tocantins, por meio de ação realizada pela 91ª Delegacia de Polícia de Araguaçu, juntamente com a Polícia Militar deflagrou uma ação de combate à criminalidade, a qual resultou na apreensão de várias armas de fogo, bem como uma vasta quantidade munições de diferentes calibres.
Comandada pelo delegado Bruno Boaventura Mota, a ação tinha por objetivo dar cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência de um indivíduo, no loteamento Lagoão, Assentamento Acctral, na zona rural de Sandolândia, o qual estaria ameaçando vizinhos.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais apreenderam três carabinas de calibres 44, 22 e 357; um revólver calibre 22; um rifle calibre 22; uma pistola 9mm; bem como 621 munições de diversos calibres e três carregadores de calibre 9mm. O indivíduo, de iniciais G.G.F., de 58 anos, foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
O delegado Bruno Mota esclarece ainda que dentre as armas apreendidas, algumas são registradas e legalizadas com registro de posse e outras não.
Entenda o caso
Conforme explica a autoridade policial, encontra-se em andamento na 91ª DP procedimentos que buscam apurar crimes praticados no contexto de disputa de terras no referido assentamento.
A equipe de investigação da 91ª DPC, em parceria com a Agência de Inteligência da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alvorada, descobriu que o suposto autor estaria intimidando moradores do assentamento e realizando disparos no local, gerando clima de terror e sensação de insegurança na população.
Diante dos fortes indícios, foi representado ao juízo criminal de Araguaçu pela expedição de mandado de busca e apreensão, o qual foi deferido e cumprido na manhã desta quinta-feira, sendo que, após ser conduzido até a sede da 91ª DP, o indivíduo foi autuado pelo artigo 16 da Lei nº 10.826/2003 (posse irregular de armas de fogo e munições de calibres restritos). Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o indivíduo foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Gurupi, onde aguardará manifestação judicial, uma vez que se trata de crime hediondo e inafiançável no âmbito policial. As armas foram encaminhadas ao Núcleo de Perícias para posterior análise.
O delegado Bruno Mota destaca que a ação realizada pela PC -TO, com apoio da Polícia Militar, foi de fundamental importância, não somente para prevenir conflitos por posse de terras, mas também para evitar a prática de crimes ainda mais graves como lesões corporais e até homicídios.
“Por meio da pronta intervenção da Polícia Civil e da Polícia Militar, foi possível retirar um número considerável de armas de fogo, algumas de grosso calibre, bem como centenas de munições, que estavam sendo utilizadas para ameaçar e intimidar moradores da localidade em um contexto de disputas por terras, o que estava causando muitos transtornos a todos”, destacou.
Prisão Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado
Indiciado Operação Protetor: Polícia Civil indicia homem por estupro de vulnerável no interior do Estado
Prisão Em Palmas, Polícia Civil cumpre mandado de prisão de homem investigado por tentativa de homicídio
Operação da Polícia Operação Fraus: Polícia Civil do Tocantins desmantela esquema milionário de jogos de azar e lavagem de dinheiro em Araguaína
Operação Operação Boi Valente: Polícia Civil deflagra operação em fazenda e apreende arma de fogo e dinheiro em investigação sobre furto de gado em Porto Nacional
Indiciado Polícia Civil indicia homem que torturou e matou a esposa diante do filho de 8 anos em Nova Olinda Mín. 24° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 36°
ChuvaMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Política Ex-prefeita de Palmas manda recado direto ao atual gestor nas redes sociais
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado