Após realizar uma fiscalização no último dia 12, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, o vereador Dr. Vinícius Pires (Republicanos) relatou por meio de ofício ao Conselho Regional de Medicina do Tocantins as situações constatadas na Unidade.
No ofício, Dr. Vinícius relatou que foram identificadas irregularidades que comprometem a prestação de assistência médica adequada, colocando em risco a vida dos pacientes e inviabilizando o exercício ético e seguro da profissão pelos médicos atuantes na unidade.
Ele pontuou que além da falta de medicamentos e insumos, também foram observados outros problemas graves como: Equipe médica desfalcada: A unidade enfrenta falta de médicos e outros profissionais, agravada pelo atraso no pagamento de salários desde novembro de 2024; Condições inadequadas de trabalho: Estrutura precária e ausência de materiais básicos para realização de procedimentos médicos, comprometendo o exercício ético e técnico da profissão.
“Diante do exposto, solicito ao Conselho Regional de Medicina: 1. Adoção de medidas administrativas ou legais para garantir o abastecimento urgente de medicamentos e insumos na UPA Norte, em defesa da segurança dos pacientes e do exercício ético da profissão médica. 2. Fiscalização imediata das condições de trabalho na unidade, com emissão de parecer técnico sobre a viabilidade de continuidade da assistência médica diante das condições precárias. 3. Atuação junto aos órgãos competentes para exigir soluções urgentes e garantir o cumprimento das responsabilidades por parte do gestor municipal,” descreve o documento enviado ao CRM-TO.
Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas