Abrindo a programação da 2ª Semana de Regularização Fundiária – Solo Seguro, a Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), nesta segunda-feira (25/11), foi realizado o I Fórum Fundiário do Tocantins – Desenvolvimento Sustentável: Parcerias e Meios de Implementação. O evento reuniu autoridades, especialistas e gestores públicos das prefeituras parceiras do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da CGJUS (Nupref) com o propósito de discutir os desafios e as estratégias da governança de terras no Estado.
A corregedora-geral da Justiça do Tocantins e presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, deu início ao evento enfatizando o papel transformador da regularização fundiária e a importância do esforço conjunto para a promoção da cidadania. “Este seminário foi organizado com o objetivo de aprofundar o debate sobre os desafios e as oportunidades que envolvem a regularização fundiária; esse trabalho é uma ação extremamente necessária para garantir segurança jurídica aos proprietários e facilitar a gestão territorial”.
O corregedor eleito para o biênio 2025/2027, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, também participou da abertura do Fórum e destacou a função social da regularização fundiária. “Cidadania é um dos termos mais importantes, porque ela representa a plenitude dos direitos que o cidadão pode exercer. Não se trata apenas de ser um cidadão no papel, mas de garantir ao indivíduo a possibilidade de exercer seus direitos, como o direito à moradia, à propriedade e à dignidade", disse.
Já o juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, reforçou o protagonismo dos gestores municipais e o suporte jurídico do Judiciário nesse processo. “O programa de regularização fundiária tem como essência devolver ao cidadão a dignidade, permitindo que ele exerça plenamente o direito à propriedade. A atuação do Poder Judiciário, por meio do Nupref, é garantir que todo o processo ocorra com segurança jurídica e eficiência, sempre em parceria com as prefeituras. Quando entregamos um título registrado, estamos entregando mais do que um documento. Estamos promovendo cidadania, justiça e esperança de um futuro melhor para as famílias beneficiadas”, afirmou.
"Essa iniciativa é um exemplo de fortalecimento de boas práticas que vão além de políticas de governos; são políticas de Estado. A regularização fundiária assegura cidadania, dignidade, o direito à moradia, e acima de tudo, demonstra o quanto boas práticas na gestão pública podem transformar a vida das pessoas", afirmou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, representando os 115 municípios parceiros.
Semana Solo Seguro
A Semana é uma iniciativa da Corregedoria Nacional da Justiça, realizada em parceria com as corregedorias-gerais nos estados que compõem a Amazônia Legal. A ação tem por objetivo fortalecer a governança fundiária, promover a justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental.
No Tocantins, a programação segue entre os dias 26 e 29 de novembro com a entrega de mais de 800 títulos de legitimação fundiária em diversos municípios do estado. Confira o cronograma:
26/11- Entrega de títulos em Itacajá (10h) e Santa Maria (14h);
27/11 - Entrega de títulos em Dois Irmãos(14h) e Marianópolis (18h);
28/11 - Entrega de títulos em Rio da Conceição(14h) e Porto Nacional (19h);
29/11 - Entrega de títulos em Talismã (13h).
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado