O Governo do Tocantins iniciou os trabalhos com o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento da Indústria do Comércio e Serviços (MDIC) em 2023. O objetivo desse Comitê é estimular a exportação, especialmente entre micro, pequenas e médias empresas. A primeira reunião ocorreu nesta quarta-feira, 12, em Brasília/DF, e o Estado participará ativamente da criação, do fortalecimento e da implementação de políticas públicas de estímulo ao crescimento econômico por meio das exportações.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima; e o secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, participaram da primeira reunião do Comitê. O MDIC foi representado pela diretora do Departamento de Promoção das Exportações e Facilitação do Comércio, Janaina Silva; e pela coordenadora-geral de Promoção das Exportações, Patrícia Favaretto.
O Comitê fortalecerá o Programa de Impulsionamento da Indústria Comércio e Serviços (Pics), criado pelo Governo do Tocantins e implementado pela Sics. Esse programa tem como foco o desenvolvimento socioeconômico do Estado e envolve instituições públicas e privadas em oito pilares estruturantes, como infraestrutura empresarial e logística, desenvolvimento empresarial e sistemas produtivos, inovação e tecnologia, entre outros.
No Tocantins, as exportações estão concentradas principalmente em commodities agrícolas. Um dos objetivos do Pics é diversificar os produtos exportados, com foco nas micro, pequenas e médias empresas. Um dos programas em destaque é o Produtos da Terra, que visa fortalecer as agroindústrias e centros de comercialização para viabilizar a cultura exportadora na agricultura familiar. Esse setor é considerado essencial para diversificar as exportações do Estado, principalmente por meio dos produtos derivados de matéria-prima dos biomas Amazônia e Cerrado.
O secretário da Serb, Carlos Manzini Júnior, destacou que Tocantins já está alinhado ao que propõe o Comitê, colocando o Estado em destaque. "O Governo Federal tem proposto iniciativas em diversas áreas para que os estados trabalhem de forma integrada nas políticas de desenvolvimento. Neste cenário, como foi visto, o Tocantins tem se destacado, pois a gestão do governador Wanderlei Barbosa é focada no crescimento descentralizado do Tocantins, para melhorar a vida do tocantinense de forma integral. Nessa reunião, foram definidos os próximos passos do comitê e acompanharemos de perto cada etapa", afirmou.
O Comitê é integrado por representantes de órgãos da administração pública federal, das Unidades da Federação e de entidades representativas do setor privado. Na primeira reunião, foram definidos o Plano de Trabalho do Comitê 2024/2025; a criação do Selo do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE); temas administrativos e a definição da data da segunda reunião de 2024, que será realizada em novembro. Um tópico especial foi dedicado às medidas adotadas para a superação da crise no estado do Rio Grande do Sul.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado