Representantes da Polícia Federal estão em Palmas reunidos com as forças de segurança do Tocantins para a construção do plano tático integrado referente ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), do Governo Federal. O encontro que teve início na manhã desta terça-feira, 23, segue até o próximo dia 25.
A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) construída com a participação do Ministério da Defesa e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.
O diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, destacou que o objetivo principal do Amas é reduzir o desmatamento, na região amazônica, ao menor índice possível até o fim do ano de 2026. “O Governo Federal desenvolveu um plano estratégico de segurança pública para a Amazônia Legal brasileira e a partir dele, estamos construindo nove planos táticos integrados de segurança com os Estados que serão os norteadores das nossas ações e investimentos, visando a redução de todo tipo de criminalidade que se instalou na região amazônica”, destacou.
No Tocantins, o Comitê Estratégico Estadual será presidido pela Secretaria da Segurança Pública, e terá como membros integrantes a própria Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
O secretário-executivo da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes Brito, representando o secretário Wlademir Oliveira Mota, apontou a iniciativa como necessária. “Nós enquanto força de segurança nos sentimos honrados em poder fazer parte de um projeto que visa a segurança de um dos bens mais preciosos para o país que é a região amazônica. Tenho certeza que as forças de segurança desempenharão um excelente trabalho e os resultados serão alcançados”, ressaltou.
O Plano Amas possui investimento de R$ 2 bilhões, com recursos do (MJSP) e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a implantação de estruturas e compra dos equipamentos para os estados.
Enfrentamento à criminalidade
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de mortes violentas intencionais nos municípios da região amazônica chegou a 30,9 por grupo de 100 mil habitantes em 2022, 38,6% superior à média nacional, que foi de 22,3 para 100 mil. A região teve ainda o crescimento de 219% no registro de armas por pessoas físicas entre 2018 e 2021, quase 70% superior ao crescimento observado no Brasil (130,4%).
O representante da PF ressaltou que outro fator que agrava a situação de violência na Amazônia é a atuação de facções do crime organizado, e que por isso, o combate ao crime organizado também vai fazer parte dos objetivos do plano. “Essas organizações encontraram grande lucratividade na região, principalmente pela exploração ilegal do ouro. Isso leva a uma série de outros crimes como falsidade documental, corrupção de servidores públicos, lavagem de recursos e a segurança desses locais, é feita faccionados com grande poder de fogo o que aumenta a insegura das pessoas que vivem nessas regiões, por isso, o crime organizado também será alvo do Amas”, pontuou.
Ao longo desses quatro anos de trabalho estão previstas a implementação de 28 bases terrestres e seis bases fluviais na região, totalizando 34 novas bases integradas de segurança, envolvendo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as forças estaduais.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado