Um trabalho que vai além das porteiras. Foi dessa forma que o Sistema FAET/Senar reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento do agro do Tocantins. O Senar termina o ano de 2023 com mais de 26.600 mil pessoas beneficiadas em ações de Formação Profissional Rural e eventos da saúde. Foram 1.250 treinamentos de diferentes áreas realizados em diversas regiões do estado. O resultado? Oportunidades, renda e transformação de vida.
Segundo o Diretor de Educação Profissional Rural, Luiz Claudio Faria, comparado com o ano anterior, os cursos de qualificação tiveram um crescimento de 129% neste ano. “Isso mostra o crescimento do nosso estado, a busca por mão de obra qualificada, por profissionalização e também o nosso empenho em atender essas demandas, oferecendo os melhores serviços e atendendo produtores e trabalhadores com qualidade”, afirmou.
O incentivo ao conhecimento, qualificação profissional e oportunidades foram destaque entre as ações desenvolvidas. O programa “Jovem Aprendiz” foi um dos projetos que ganharam notoriedade em 2023. Em parceria com empresas do setor, o Senar tem preparado jovens para o mercado de trabalho. Neste ano, três turmas nos municípios de Augustinópolis, São Bento e Araguaçu estão sendo qualificadas. Além de atender o dispositivo legal da empresa, o programa atende as demandas do mercado regional por profissionais qualificados no setor agrícola.
Durante o ano, foram realizados 35 eventos do programa “Saúde do Homem e da Mulher Rural” que beneficiaram mais de 4.000 mil pessoas. “O programa reforçou a importância dos cuidados preventivos com a saúde do homem e mulher do campo que muitas vezes acaba ficando de lado por falta de oportunidade”, destacou a coordenadora do programa, Deise Colombari. Para Maria Gerusa, uma das beneficiadas pelo programa que ocorreu em Divinópolis, a iniciativa é “muito importante, porque alerta as mulheres sobre o câncer, um livramento”, disse.
Capacitações
Gustavo Rodrigues, trabalhador rural de Lagoa do Tocantins, foi um dos beneficiados com os cursos do Senar. A certificação fez com que ele ocupasse a vaga de operador de colheitadeira. “Com essa oportunidade em mãos, eu comecei a cobrir o horário dos colegas da fazenda, aproveitei cada momento para aprimorar minhas habilidades na operação da máquina”. Agora contratado para a nova atividade, ele assumiu toda a operação do maquinário envolvido no processo.
Janete Ferreira é outro exemplo. Ela trabalhava como auxiliar de serviços gerais em redes de hotéis da região de São Valério e em busca de melhorias, teve interesse em se inscrever no curso “Trabalhador em Classificação de Grãos: soja e milho”. Com o certificado em mãos, em menos de dois meses ela recebeu a proposta de uma empresa para atuar como classificadora de grãos. “Eu trabalhava na área da limpeza e o curso do Senar me deu essa nova perspectiva, foi um salto”, afirmou.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado