Cerca de 90 pessoas, de diferentes segmentos, compareceram ao 1º Seminário Público sobre a Revisão da Legislação Urbanística de Palmas – Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPU). O evento acontece no auditório do Instituto 20 de Maio e segue até final da tarde com apresentações de estudos e minuta com proposta de atualização da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPU) e suas leis complementares.
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs) encabeçaram os estudos, visitas de campo, estudo de leis de outros municípios, relatórios e debates internos que ajudaram no alinhamento de uma proposta de revisão.
Os estudos, bem como a minuta com a proposta de revisão estão disponíveis para consulta pelo endereço eletrônico https://bit.ly/minutalpu. O presidente do Impup, Lúcio Milhomem, frisou que a proposta não é fechada e passará por adaptações a partir das contribuições da população. As sugestões podem ser enviadas por meio do formulário eletrônico disponível no link é https://bit.ly/sugestoeslpu.
Segundo Milhomem, a revisão da legislação urbanística está aberta as contribuições de todos os setores e, para isso, também serão realizadas nas próximas semanas reuniões setoriais com entidades convidadas e outras três audiências públicas para ouvir da população as contribuições relativas às necessidades e anseios de regulamentação em prol do desenvolvimento da Capital. As audiências públicas acontecerão nos dias 11/11 (Região Norte - ETI Padre Josimo), 21/11 (Região Central - ETI Alm. Tamandaré) e 04/12/2023 (Regiões Sul-Leste - ETI Eurídice de Melo).
Atualização
A proposta de revisão quer trazer solução a defasagens que a legislação atual não conseguiu sanar. A regulamentação das áreas de influência de rodovia, hoje chamadas de áreas de serviço, é uma dessas defasagens, conforme exemplifica a diretora de Planejamento Urbano Daniela Fighera. “Não temos tamanhos mínimos de lotes, índices de aproveitamento, percentual mínimo de áreas públicas e áreas verdes. Hoje isso dificulta a instalação de indústrias que podem alavancar a atividade econômica do Município.”
“Essa minuta é resultado de pesquisa e estudo incrível. Vai se tornar uma legislação que será referência por muitos anos. É uma nova proposta de gestão de uso do solo e de novas regras para parcelamento que não haviam sido fixadas e que precisam ser implementadas porque a meta proporcionar qualidade de vida ao nosso cidadão”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, Israel Henrique de Melo Sousa.
A promotora de Justiça, Katia Chaves Gallieta, elogiou o processo. “A legislação municipal é antiga e toda equipe de técnicos está de parabéns. É um trabalho amplo que atinge toda a cidade. A atualização vai facilitar muito para quem mora aqui e para quem vem investir na cidade. Estamos vendo transparência, empenho, dedicação e técnica, em especial, no trabalho conduzido pelo Lúcio”, avaliou a promotora.
Estiveram presentes o secretário municipal da Casa Civil, Gustavo Bottós, a presidente da Fundação de Meio Ambiente (FMA), Meire Carreira, gestores de diferentes setores e entidades da sociedade privada.
Progressão Prefeitura de Palmas concede mais de 150 progressões horizontais a servidores da Educação
Visitas Vereadora Karina Café visita a Casa da Mulher Brasileira e conhece o “Projeto Ponto de Partida”
Recomendação do MPTO MPTO recomenda suspensão de cobrança de taxa de vistoria por imobiliárias de Palmas
Ação Parlamentar Vereadora Karina Café participa da assinatura da Ordem de Serviço que marca novo ciclo de desenvolvimento no Jardim Aureny III
Reformulação Reforma administrativa em Palmas: concentração de poder e perda de identidade nas pastas municipais
Novo Secretário O prefeito de Palmas nomeou Jaime Café como novo secretário de Agricultura e Região Metropolitana do município Mín. 25° Máx. 37°
Mín. 26° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 40°
Parcialmente nublado
Curta Tocantins Programa Brasil Antenado chega ao Tocantins e abre agendamento para nova parabólica digital em 44 cidades
Política NOTA DE PESAR - Antônio do Bar
Eventos Deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) participa de evento nacional do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado