A Saúde de Araguaína iniciará, neste final de semana, a campanha de atualização do cartão de vacina para o público-alvo de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Neste sábado, 30, das 8 às 13 horas, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas para receber a população e, no Dia D, que será em 7 de outubro, as unidades funcionarão com horário diferenciado, das 8 às 17 horas.
Nos demais dias da semana, de segunda à sexta-feira, os postos de saúde funcionarão das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul, do Bairro de Fátima e a Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), que funcionam sem pausa para o almoço, das 7 às 19 horas.
Para se vacinar é preciso levar a caderneta de vacinação, CPF e cartão SUS. O objetivo dessa campanha é aumentar a cobertura vacinal e facilitar o horário para os pais ou responsáveis levarem os filhos aos postos de saúde.
"A procura diminuiu consideravelmente e muitas crianças e adolescentes estão com a caderneta de vacinação atrasada. Os imunizantes são uma forma de proteger esse público de doenças facilmente evitáveis. Algumas delas são graves e podem levar à morte”, informa a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga.
Dentre as vacinas ofertadas para o público-alvo estão a Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica C, Febre Amarela, Influenza, Covid- 19, Pneumocócica 10, Pentavalente, Rotavírus, Varicela, Hepatite A, Poliomielite oral, Antitetânica, Meningocócica ACWY e HPV.
Cobertura vacinal
O Ministério da Saúde estabelece a meta de cobertura de 95% para todas as vacinas. Segundo o sistema de apuração vacinal do Governo Federal, de janeiro a maio de 2022, em Araguaína, a cobertura da BCG foi de 139,95%; Pentavalente, 75,14%; Poliomielite, 75,88%; Tríplice Viral 69,86%; Febre Amarela 65,62%.
Mas, no mesmo período de 2023, os índices caíram para praticamente todos os imunizantes: BCG, 99,2%; Pentavalente, 56,77%; Poliomielite, 56,69%; Tríplice Viral, 45,98%; Febre Amarela, 48,82%.
“Crianças e jovens imunizados se tornam mais resistentes às doenças, muitas vezes não precisando de hospitalização ou atendimento de urgência. O que precisamos que os pais compreendam é que todas essas doenças podem ser evitadas e, quando não vacinam seus filhos, as chances de internação aumentam demais, inclusive sobrecarregando o sistema de saúde”, pontua Samilla.
Conselheira em Ação Naides Silva representa o Tocantins na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília
Reposicionamento? Após ser excluído da base governista, o vereador Diego da APAA passa a ter margem para um novo reposicionamento político em Araguaína.
Araguaína na Bolsa Araguaína se prepara para um dia histórico.
Politica Uma imagem que fala mais que mil palavras
Mudanças de Lado? A INAUGURAÇÃO QUE FALOU MAIS DO QUE O DISCURSO
Contestando Conselho Fiscal do IMPAR de Araguaína contesta narrativa do prefeito sobre risco de colapso da previdência Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado