Os detalhes sobre o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, da Corregedoria Nacional de Justiça, foram apresentados à Prefeitura de Palmas, nesta quinta-feira, 23, durante reunião entre representantes da Gestão Municipal, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TO, Esmar Custódio Vêncio Filho.
Palmas terá ação piloto do programa, que prevê a realização da Semana Nacional do Registro Civil – 'Registre-se!'. Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça, a mobilização será realizada de 8 a 12 de maio em todos os estados brasileiros e visa promover a inclusão social de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade econômica e social por meio da emissão de certidão de nascimento. “Palmas faz parte do projeto-piloto desta iniciativa e a contribuição da Prefeitura com o mutirão é essencial nesse processo de levar cidadania a quem vive uma situação de invisibilidade por falta da certidão”, ressaltou a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.
Participaram do encontro para iniciar a construção das estratégias para a mobilização da Semana Nacional do Registro Civil em Palmas a secretária de Desenvolvimento Social de Palmas, Adriana Aguiar; a secretária-chefe de Gabinete da Prefeita de Palmas, Maíra Silva Galvão Araújo, o Procurador do Município, Hitallo Ricardo Panato Passos.
Na reunião, a titular da Sedes, Adriana Aguiar, conheceu os detalhes da iniciativa e, por sua vez, apresentou informações sobre os serviços ofertados na pasta e sobre a estrutura dos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para dar suporte às ações do programa, já que estão na ponta do atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
“Estamos disponibilizando essa estrutura dos nossos Centros de Referência e dar o suporte que for possível a ação, porque entendemos a importância dessa iniciativa do Poder Judiciário, uma ação que vai diretamente ao encontro do que precisamos para resolver uma série de questões que interferem na promoção da assistência social a essas pessoas, incluindo os moradores de rua, que em sua maioria não possuem documentos”, destacou a secretária.
Conforme destacou o juiz auxiliar da CGJUS, Esmar Custódio Vêncio Filho, a parceria com a prefeitura irá viabilizar pontos estratégicos de atendimento ao cidadão. “ Isso será de extrema importância para o sucesso da ação, uma vez que estes locais atendem justamente as pessoas que queremos atingir com o Registre-se”, afirmou o magistrado.
Também participou da reunião a chefe de gabinete da CGJUS, Lívia Guimarães Ferreira.
Programa
O Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis visa atender prioritariamente, durante a Semana “Registre-se”, a população em situação de rua; povos originários; população ribeirinha; refugiados; população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere.
onforme o documento de instituição do programa “nos dias de realização da Semana Nacional 'Registre-se!' os oficiais de registro civil das pessoas naturais deverão atender às solicitações de certidão oriundas do projeto de forma prioritária”.
Urbanismo Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos na Capital
Tapa-buracos Prefeitura de Palmas afirma que operação taapa-buracos segue nas principais avenidas da Capital
Qualidade de vida Palmas alcança 7ª posição em ranking nacional de qualidade de vida
Investimentos Prefeitura de Palmas investiu mais de R$ 32 milhões de reais em obras
Obras Prefeitura de Palmas destaca obras estruturais nas regiões Norte e Sul da Capital
Regularizar Município de Pindorama deverá exonerar comissionados irregulares e realizar concurso em 180 dias Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado