Segunda, 07 de Julho de 2025
Brasil e o Mundo Brasil

Exclusivo: “Meu pai merece terminar de escrever a biografia dele”, diz filho de Lula

Em rara entrevista, Luis Claudio Lula da Silva fala sobre a eleição, a prisão do pai, a morte da mãe e a relação com Janja

04/11/2022 20h05 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

Luis Claudio Lula da Silva, o filho caçula de Lula, escolheu o esporte como profissão, mas sempre esteve cercado pela política. Após o pai ser declarado vencedor das eleições deste ano, ele viralizou nas redes sociais ao comemorar o resultado, desabafar pela história recente da família e lembrar da mãe, Marisa Letícia, que morreu em 2017. “Se tem alguém que merecia estar aqui presenciando esse momento era minha mãe! Por isso faço questão de andar com ela no peito! Saudades sem fim!”, escreveu no Twitter. Junto, postou a imagem de um pingente com a foto de Marisa.

Aos 37 anos, Luis Claudio foi, ele próprio, personagem da tragédia recente vivida pela família de Lula. Chegou a ser investigado por lavagem de dinheiro e tráfico de influência em razão de pagamentos feitos por empresários a uma empresa de marketing esportivo da qual é sócio. A apuração foi arquivada em 2020. O filho do presidente eleito, que chegou a trabalhar em clubes como Palmeiras e Corinthians e ensaiou um projeto para difundir o futebol americano no Brasil, segue no ramo esportivo. Atualmente, é gestor de um time no estado do Amazonas, o Parintins Futebol Clube, que neste ano disputou a segunda divisão local e conseguiu garantir vaga na primeira em 2023.

Nesta semana, Luis Claudio falou à coluna. Respondeu, por meio de áudios de WhatsApp, a uma sequência de perguntas. Sobre o resultado das eleições, disse que o pai e a família inteira merecem a vitória nas urnas depois dos solavancos vividos nos últimos anos – e que Lula, especialmente, merece “terminar de escrever” sua biografia com a oportunidade de fazer um governo de sucesso. “Meu pai e a gente merece isso. Ele poder terminar de escrever a biografia dele com, se Deus quiser, mais quatro anos de sucesso.”

O caçula de Lula conta que, nos momentos de maior adversidade, o pai sempre tranquilizou os familiares, indicando que um dia daria a volta por cima. “Meu pai sempre deixou a gente muito tranquilo, de conversar, de acalmar a gente, de falar que ia passar, que ele ia dar a volta por cima. (…) A gente ia para Curitiba visitá-lo (na prisão) e voltava mais tranquilo do que a gente ia. A gente ia preocupado e voltava de lá em paz. E tá aí, né?”, diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Política
Sobre Política
Palmas, TO
Atualizado às 06h05
18°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

18° Sensação
2.06 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)

Mín. 22° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (09/07)

Mín. 23° Máx. 36°

Tempo limpo