Encerra nesta segunda-feira, 20, o prazo para realização do Censo 2022 por meio do Disque Censo. O recurso foi usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para alcançar o maior número possível de brasileiros recenseados. Quem ainda não fez o recenseamento pode ligar no telefone 137, a ligação é gratuita.
No Tocantins, segundo dados do IBGE, de 31 de janeiro, o Estado registrava uma taxa de recusa no atendimento à pesquisa de 1,91% da população e de 6,01% de morador ausente no momento que o recenseador esteve no domicílio. Juntos, estes dados somam quase 8% da população não recenseada.
Nas últimas semanas houve uma grande mobilização de prefeitos para que a população respondesse o censo, uma vez que estes dados populacionais incidem diretamente no repasse de verbas federais para os municípios. A expectativa é que estes números melhorem.
Palmas está entre as quatro capitais que registram o maior número de ausência de morador no domicílio durante as visitas dos recenseadores, registrando no final de janeiro 13,2%, enquanto a taxa de recusa também estava acima da média do Estado, com 3,6%. Entre as capitais, São Paulo é que lidera no quesito de recusa com 7,1% e Cuiabá no de morador ausente com 19,7%.
Mín. 22° Máx. 41°
Mín. 29° Máx. 40°
Parcialmente nubladoMín. 27° Máx. 40°
Parcialmente nublado