Alternativa para segurança alimentar e também para geração de renda das famílias quilombolas das comunidades Poço d´Anta e Baião, no município de Almas, o Projeto Barraginha, contemplou nesta sexta-feira, 10, em Almas, 45 famílias com a doação de alevinos para o cultivo de peixes.
A iniciativa, realizada anualmente, faz parte de uma ação conjunta do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a prefeitura Municipal e o Projeto Pirapitinga, e visa fomentar o cultivo de peixes nas comunidades.
Na sua sétima edição, o projeto foi idealizado após a construção de barraginhas, criadas para amenizar a falta de água durante o período de estiagem no Tocantins. Essas barraginhas foram instaladas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, para melhorar a questão da seca na região, e com isso, estas comunidades encontraram outra forma de se beneficiar com esses reservatórios, que é a criação de peixes.
Com o apoio dos parceiros foi possível viabilizar este projeto que já acontece há sete anos, ajudando as famílias tanto na complementação alimentar, quanto na geração de renda, com a venda do excedente. Agradecemos aos gestores municipais de Almas e ao senhor Aury e dona Divina [Aguiar] por apoiar esse projeto tão importante para as famílias tradicionais de Almas”, explicou a extensionista do Ruraltins em Almas, Luciana Monteiro.
A entrega contou também com o apoio da técnica em agronomia Raissa Rodrigues e do secretário da Agricultura Municipal, Miguelsinho Ribeiro de Sousa.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 23° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado