A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) assinaram nesta terça-feira, 31, o Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições com o objetivo de implantar cursos voltados à área de mineração. A previsão é que o lançamento oficial do primeiro edital de seleção para os cursos acontecerá na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).
O projeto desenhado pela Ameto e IFTO pretende atender as regiões com empreendimentos minerários, podendo ser ampliado para outras localidades de acordo com demanda de cada local.
No encontro, o presidente da Ameto, Mauro Mota, mais uma vez reforçou o interesse do Governo do Estado com a implantação desses cursos, uma vez que conhece a capacidade da mineração no Estado e seu crescimento. “O Governo do Tocantins, por meio da Ameto, tem buscado atender as demandas de mão de obra qualificada das empresas de mineração. Deste modo, a troca entre Agência e IFTO tem como objetivo principal a implantação de cursos técnicos e de qualificação intermediária para suprir as necessidades do setor e da população que precisa de qualificação específica para ser contratada pelo mercado”, afirmou.
O reitor do IFTO, Antônio da Luz destacou a importância da articulação entre as duas instituições. “Com a assinatura do termo, nós damos o primeiro passo na concretização da parceria que já iniciou no ano passado com as discussões e o trabalho de planejamento. Agora avançamos na finalização das primeiras ações que vão ser solidificadas através de cursos técnicos oferecidos a toda comunidade tocantinense”, declarou.
Agrotins 2023
No encontro, o IFTO definiu sua participação na Agrotins juntamente com a Ameto, no Pavilhão da Mineração. “A nossa expectativa é de fazermos o lançamento do edital de seleção já durante a Agrotins, levando mais uma novidade à feira. E, também a participação conjunta entre IFTO e Agência durante a feira para demostrar para sociedade tocantinense um conjunto de ações que estão sendo planejadas para fortalecermos a área de mineração no nosso Estado”, explicou o reitor.
O presidente da Ameto destacou que a feira é uma importante vitrine para a mineração. “O Governo do Tocantins pretende que o setor cresça e avance, mas de modo sustentável, então ele precisa ser pensado com criticidade, considerando diversos âmbitos da sociedade. Nosso intuito, enquanto Agência, é fomentar a mineração, mas promovendo a interação entre o campo científico e industrial; tratando economia e empregabilidade, mas também ciências e tecnologia, tornando assim a mineração do Tocantins referência no Brasil e no mundo”, enfatizou.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado