O Ministério Público do Tocantins (MPTO) emitiu, na segunda-feira, 02, uma recomendação à Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) para que solucione as graves falhas na sinalização da Rodovia TO-373, no trecho que liga as cidades de Alvorada a Araguaçu, no sul do estado, totalizando cerca de 90 km.
O MPTO, por meio da Promotoria de Justiça de Alvorada, constatou ausência de placas de advertência, falta de pintura de faixas e inexistência de avisos em curvas perigosas.
É recomendado um diagnóstico, um planejamento de ações e também medidas emergenciais, considerando a ocorrência de recentes e diversos acidentes nesse trecho, como o caso de uma colisão, em setembro de 2025, que envolveu três veículos, causou o incêndio de um caminhão e deixou quatro vítimas feridas.
Recentemente, a Promotoria de Justiça contatou a Ageto e requereu a apresentação de estudos e de planejamento em relação ao problema, mas as respostas foram evasivas, sem a apresentação de ações concretas e prazos. Se a situação de omissão persistir, o órgão de controle poderá ingressar com as ações judiciais cabíveis, inclusive quanto à responsabilização dos gestores. O prazo para a Agesp responder a recomendação é de 15 dias.
Medidas recomendadas
A Promotoria de Justiça de Alvorada recomendou que o órgão estadual apresente, em até 30 dias, um diagnóstico completo da via e um projeto que inclua toda a sinalização vertical e horizontal necessária. O prazo para a execução das melhorias deve ser de 60 dias.
Como medida imediata, a Ageto deve instalar, em até 15 dias, placas de advertência e dispositivos refletivos nos pontos mais críticos e com maior histórico de colisões, além de tachas refletivas nas bordas das pistas.
A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça André Felipe Santos Coelho.
Anúncio Governador Wanderlei Barbosa anuncia início das obras da Cidade do Automóvel, em Palmas
Amazônia Legal Governador Wanderlei Barbosa participa da eleição da nova presidência do Consórcio da Amazônia Legal e debate projeto da ponte entre Filadélfia e Carolina
Justiça MPTO recorre ao Tribunal de Justiça contra liberdade de suspeito de sequestrar adolescente
Segurança 26 municípios tocantinenses terão reforços na sinalização e segurança viária
Prova de vida Igeprev convoca mais de 2 mil beneficiários para regularizar a Prova de Vida
Regularização Governador Wanderlei Barbosa lança regularização fundiária digital Mín. 21° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Curta Tocantins Governo do Tocantins institui comissão organizadora do concurso da Saúde que vai ofertar mais de 5 mil vagas no estado
Plantão Policial Homem condenado a 12 anos por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Araguaína
Política Vereadora Delma Freitas solicita realização de ação tapa buraco
Eventos Espaço Cultural recebe exposição gratuita que celebra a tradição junina