O plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou, nessa quarta-feira, 17, duas Medidas Provisórias (MPs) estratégicas do Executivo, voltadas à gestão fiscal e previdenciária do Estado.
Uma delas, a MP nº 15/2025, ajusta a Lei nº 3.736/2020 para instituir uma alíquota suplementar de contribuição patronal de 8% sobre a folha do Estado (sem desconto para o servidor), referente ao cargo de professor efetivo da educação básica e do ensino superior, bem como profissionais das carreiras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Na mensagem enviada à Casa, o governo justifica que o aporte extra tem "caráter compensatório", visando cobrir o déficit atuarial gerado pelas aposentadorias antecipadas dos professores, que possuem requisitos reduzidos de idade e tempo de contribuição.
A outra matéria aprovada, a MP nº 18/2025, autoriza a adesão do Tocantins ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Diferente de outros entes federativos, o Tocantins adere ao programa não para renegociar dívidas, mas para ter acesso ao Fundo de Equalização Federativa (FEF) e ao Fundo Garantidor Federativo (FGF).
Segundo o Executivo, a medida permitirá captar recursos não onerosos e garantias para grandes projetos de infraestrutura e parcerias público-privadas, mantendo a boa saúde fiscal do Estado. “A proposta representa medida estratégica para o fortalecimento da gestão fiscal e da governança pública, ao ampliar a capacidade de investimento social do Estado sem incremento de endividamento oneroso; assegurar o acesso a recursos adicionais para políticas estruturantes (em especial na área da educação profissional); e posicionar o Tocantins na governança dos fundos nacionais”, justificou o Governo Estadual em mensagem enviada à Aleto.
Parecer de contas
O parecer prévio pela aprovação das contas do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) quanto ao ano de 2024 também foi aprovado na Assembleia Legislativa nessa quarta-feira, 17. Enviado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) em agosto último, o parecer prévio contém ressalvas e recomendações.
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Articulação Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
Pagamento Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Novo secretário Faet parabeniza governo pela escolha de novo secretário da agricultura
Definições Deputados sinalizam incômodo e aguardam definição entre Wanderlei, Dorinha e Alexandre Guimarães
Em Brasília Em Brasília, CRMV-TO participa da 4ª Câmara Nacional de Presidentes Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado