Na última segunda-feira, 16, o Governo do Tocantins, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), recebeu o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende e os professores-pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldecy Rodrigues e Elvio Quirino, para entrega da metodologia do Projeto TO - 2045: Planejamento estratégico de desenvolvimento econômico sustentável. Estiveram presentes na reunião o Secretário de Planejamento e Orçamento (SEPLAN), Sergislei Silva, acompanhado do superintendente de planejamento comportamental, Romildo Dias, o Secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Márcio da Silveira, acompanhado do chefe de gabinete, Gilberto Ferreira.
O “Projeto TO - 2045” é uma de manda do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins - PICS e está sendo desenvolvido pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem como objetivo duplicar o tamanho da economia do Tocantins nos próximos 20 anos, com agregação de valor, geração de empregos de qualidade e sustentabilidade, analisando as variáveis conformadoras do processo de desenvolvimento econômico através de políticas e projetos apropriados para estimular o desenvolvimento econômico sustentável do Tocantins. O projeto contará também com a criação de um painel de Business Intelligence (BI), no qual será trabalhada a utilização de vários indicadores do Estado no que se refere a desenvolvimento econômico. Após a conclusão final, o projeto será encaminhado para a SEPLAN para validações e ajustes que a equipe de governo entender serem necessários.
Para o reitor da Unitins, Augusto Rezande, o debate com as pastas é de grande importância para o processo e aplicação do Projeto.
"Reunimos aqui para apresentar a metodologia do nosso projeto e deixar claro qual caminho estamos seguindo, o que foi pensado é por final falar sobre nossas demandas. Esse projeto é muito importante pois ele projeta os sistemas e cadeias produtivas do nosso Estado, e o nosso intuito é trabalhar para o desenvolvimento do Tocantins”, destacou.
O presidente da FAPT, Márcio da Silveira, comentou sobre a importância de dar visibilidade para a academia de pesquisadores do Estado.
“É muito importante a união de forças, pois sozinhos não vamos a lugar nenhum. O Projeto Tocantins 2045 é fantástico, realizar um projeto com essa envergadura é muito interessante e nós estamos apoiando com todo conhecimento que existe dentro do Tocantins. Precisamos mostrar para as pessoas que o Governo está dando atenção à academia, e a academia quer essa atenção do Governo. A nossa visão estratégica tem que ser externada, pois a sociedade precisa ter conhecimento do que estamos desenvolvendo”, finalizou.
Para o Secretário do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei Silva, a criação do painel de BI será muito importante para o acesso às informações.
“A criação do painel é uma variável muito importante desse projeto. Serão quatro painéis que ficarão disponíveis no Palácio Araguaia, na Sics, na Seplan e na Seagro. Nele serão divulgadas informações econômicas do Estado, como análises de dados do Caged, que expressa a empregabilidade, a quantidade de empresas abertas, fechadas, por segmento, registradas na Jucetins, o índice de arrecadação e pagamentos de impostos, o índice de produtividade do agronegócio. Um grande painel de indicadores atualizado de forma on-line disponível para todas as instituições do Estado e para os investidores que queiram investir no Tocantins”, explicou.
O secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, pontuou a importância da interlocução e transparência nas tomadas de decisões para os investidores.
“Agradeço a todos pela presença, fico muito satisfeito com a metodologia apresentada e com a transversalidade obtida com o projeto, pois a Sics está trabalhando na articulação da política empresarial do nosso Estado e ter o envolvimento das entidades produtivas também na construção desse planejamento estratégico é essencial, visto que tal fato reforça nosso processo de atração e investimentos para o Tocantins”, finalizou.
Praias permanentes Governo do Tocantins promove praias permanentes como alternativa de lazer nas férias de janeiro
Anuidade Anuidade de 2026 para profissionais e empresas inscritos no CRMV-TO está liberada para pagamento
Lojas Agropecuárias Prazo para recadastramento de estabelecimentos agropecuários está aberto no Tocantins
Jovem Trabalhador Programa Jovem Trabalhador é retomado por Wanderlei Barbosa após cancelamento da gestão interina
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Eventos Diocese de Miracema recebe evento nacional de juventude católica
Curta Tocantins Arquidiocese de Palmas sedia 2ª Experiência Vocacional Missionária Nacional de Seminaristas
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado