O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, para tratar da implantação de uma estação de pesquisa e monitoramento de mudanças climáticas em Esperantina, no Bico do Papagaio.
O projeto, desenvolvido em parceria com uma universidade estatal de Tyumen (Rússia), tem como objetivo criar uma área de referência em estudos sobre mudanças climáticas. A escolha de Esperantina se deve à sua localização estratégica: região de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado e ponto de encontro dos rios Araguaia e Tocantins.
Durante a reunião, o reitor, acompanhado do assessor da reitoria, professor João Vidal, destacou que a estação permitirá pesquisas multidisciplinares em biodiversidade terrestre e aquática, sequestro de carbono e monitoramento de gases de efeito estufa. Também será foco do projeto avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre populações do ecótono Amazônia-Cerrado, incluindo comunidades tradicionais, agricultores familiares e moradores que dependem diretamente dos recursos naturais da região.
“Esse é um projeto que já vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Tyumen há dois anos, com expedições na área prevista e assinatura de protocolo de intenções, além do alinhamento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Agora, avançamos nas tratativas sobre a área para instalação da estação. Contar com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, que também é representante do extremo-norte do Tocantins, é fundamental tanto pelos encaminhamentos quanto pela rapidez no apoio recebido”, afirmou o reitor Airton.
Ao receber o projeto, o deputado Amélio Cayres reforçou o compromisso da Aleto em apoiar a iniciativa e destacou a importância da estação para o desenvolvimento regional. “É uma alegria poder contribuir com a universidade e trazer a pesquisa para perto do povo. Esse projeto vai fortalecer a ciência, gerar renda e trazer impactos positivos para toda a região. Já iniciamos os encaminhamentos e vamos abraçar essa causa”, destacou o parlamentar.
No encerramento da reunião, Amélio foi convidado a participar de uma expedição in loco, nos próximos dias, envolvendo a Prefeitura Municipal de Esperantina, o Incra e a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins.
Inauguração Lula inaugura ponte que liga Tocantins e Pará sobre o Rio Araguaia
Algodão no TO Com fim do vazio sanitário, plantio de algodão no Tocantins está autorizado a partir desta sexta-feira, 21
Homem de palavra Dia movimentado para Alexandre Guimarães nas redes sociais.
Operação Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias em Luzimangues
Frente do Agro Frente Parlamentar do Agro realiza reunião para alinhar pautas, projetos e ações estratégicas que fortalecem o setor produtivo e o desenvolvimento rural da capital
60 dias de Medo Entre desculpas e demissões: a administração de 60 dias que assusta o Tocantins Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Política Sob liderança de Amélio Cayres, Aleto consolida curso de Inglês e entrega mais de 50 certificados
Curta Tocantins Marilon Barbosa inaugura a TV Câmara Municipal de Palmas
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado