O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 31, com representantes do Governo do Estado, para discutir o acompanhamento das contas referentes ao exercício financeiro de 2025. Na ocasião, o Tribunal também alertou secretários e diretores sobre a importância de cumprir as determinações e recomendações emitidas nos pareceres prévios das contas de 2023 e 2024, já analisadas pela Corte.
A reunião foi conduzida pelo conselheiro Severiano Costandrade, titular da 4ª Relatoria e responsável pela apreciação das contas de 2025. O relator destacou que esse espaço de diálogo é essencial para um alinhamento mais efetivo nas prestações de contas futuras. “O TCE atuará com rigor e dentro de sua prerrogativa de órgão fiscalizador, mas de forma colaborativa com os órgãos do Governo”, afirmou.
Durante o encontro, o assessor especial do gabinete da 4ª Relatoria, Nilton Borges, apresentou um relatório circunstanciado com os pareceres das contas de governo dos exercícios de 2023 e 2024, apontando as ressalvas, recomendações e determinações que devem ser seguidas pelos órgãos para adequação às exigências legais.
As assessoras especiais de gabinete Sônia Lima (3ª Relatoria) e Joana de Assis (5ª Relatoria) também reforçaram os apontamentos feitos nos exercícios anteriores.
Após as exposições, os representantes do Governo tiveram espaço para manifestação. Agradeceram a abertura ao diálogo e reconheceram a importância da atuação conjunta com o Tribunal de Contas em temas de alta relevância para a gestão pública. Também apresentaram avanços e melhorias nos sistemas e ferramentas utilizadas para atender às recomendações da Corte.
Como encaminhamento, o encontro resultou na definição de reuniões periódicas e na criação de um grupo de trabalho voltado para tratativas e adequações a curto prazo.
Participação
Representando os órgãos do Governo, participaram da reunião e deram suas contribuições, Murilo Centeno, secretário-chefe da Controladoria-Geral; Donizeth Silva, secretário da Fazenda (Sefaz); Sergislei de Moura, secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan); Benedito Martiniano da Costa Neto, superintendente de Controle Interno (CGE); Kilvânia Rodrigues, diretora de Controle da Gestão Governamental e Prevenção à Corrupção (CGETO) e Maurício Parizotto, superintendente de Contabilidade-Geral da Sefaz.
Luciano Pereira, chefe de gabinete da 4ª Relatoria, e Gustavo Silva França, responsável pela Coordenadoria de Análise de Contas e Acompanhamento da Gestão Fiscal do TCETO, também participaram da reunião.
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado
Articulação Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
Pagamento Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Novo secretário Faet parabeniza governo pela escolha de novo secretário da agricultura Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado