O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alcançou a pontuação máxima na certificação do Programa Progestão 2024, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O desempenho consolida o órgão como referência na governança e fiscalização dos recursos hídricos.
A avaliação técnica da ANA atestou que o Naturatins cumpriu integralmente os critérios estabelecidos em três metas estratégicas de cooperação federativa: integração de dados de usuários de recursos hídricos, atuação para segurança de barragens e fiscalização dos usos de recursos hídricos.
Para o presidente do Instituto, Cledson da Rocha Lima, o resultado reflete o compromisso do Instituto com uma gestão eficiente, segura e transparente da água no Tocantins, que assegura o cumprimento da legislação ambiental, a segurança das estruturas hídricas e o controle responsável dos usos dos recursos naturais.
“O Tocantins apresentou um desempenho positivo, com destaque especial para as metas sob responsabilidade direta do Naturatins, que foram plenamente atendidas. O resultado mostra a capacidade técnica da autarquia estadual e os investimentos contínuos em estrutura, tecnologia e capacitação profissional”, destacou o presidente.
O gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Mateus Chagas, explica que com a nota máxima, o Tocantins está apto a receber repasses financeiros do governo federal por meio do Progestão, iniciativa que visa fortalecer a atuação dos estados na gestão de recursos hídricos. Os valores serão destinados a ações de monitoramento, fiscalização e melhorias na infraestrutura hídrica do estado.
“Esse reconhecimento da ANA reforça que estamos no caminho certo para assegurar o uso racional da água e a segurança hídrica da população tocantinense”, concluiu Mateus Chagas.
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado
Articulação Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
Pagamento Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Novo secretário Faet parabeniza governo pela escolha de novo secretário da agricultura Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado