O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) finalizou, nesta quinta-feira, 17, o treinamento dos brigadistas recém-contratados para a Brigada Gavião Fumaça, com aula prática de combate a incêndios florestais. A ação, iniciada na terça-feira,15, foi realizada no Parque Estadual do Lajeado (PEJ).
A capacitação integra as ações do Plano Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, coordenado pelo Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual.
Durante três dias, mais de 40 novos brigadistas que irão atuar nas Unidades de Conservação (UCs), foram instruídos sobre temas fundamentais, como o controle seguro de queimadas, o manejo de animais em fuga, saúde ambiental, mudanças climáticas, além de primeiros socorros e procedimentos para a coleta de dados após os incêndios.
O coordenador do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo do Naturatins, Lyon Cardoso, falou sobre a finalização do treinamento. “No último dia de treinamento, os brigadistas colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com foco na preparação para o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação do Estado”, afirmou.
A capacitação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e da Defesa Civil Estadual, e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e sua aplicação no contexto tocantinense, especialmente nas Unidades de Conservação.
O brigadista recém-contratado, Juan Pablo, fala da importância da capacitação. “O curso foi fundamental para nos preparar para o combate aos incêndios florestais que podem ocorrer no nosso estado”, ressaltou.
As estratégias de trabalho foram desenvolvidas de forma integrada entre teoria e prática, por técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e a Defesa Civil Estadual.
Para Maxwel Santana da Silva, brigadista recém-contratado da APA Serra do Lajeado, o conhecimento adquirido foi uma experiência positiva e será fundamental quando estiver em campo. “Durante esse curso, tanto na parte teórica como na parte prática, adquiri um conhecimento essencial para levar a campo. Acredito que o conhecimento adquirido será muito útil para mim e para os meus colegas de trabalho. Na aula de campo, eu pude colocar em prática tudo aquilo que eu aprendi na teoria. E sobre o manuseio dos equipamentos foi uma parte muito importante também. Já tinha uma noção, mas aprimorei meus conhecimentos durante o curso, com a parte de manuseio dos equipamentos. E agora, com firmeza, eu posso levar ao campo minha experiência”, afirmou.
Luto Quem foi Moisés Avelino?
Brucelose Segunda etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra no dia 31 de dezembro
Aprovados Deputados aprovam pacote de medidas do Executivo para o equilíbrio fiscal do Estado
Articulação Wanderlei Barbosa articula ampliação de recursos do SUS no Tocantins
Pagamento Governo do Tocantins paga R$ 41 milhões em 13º salário a 29 mil servidores
Novo secretário Faet parabeniza governo pela escolha de novo secretário da agricultura Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 23°
Chuva
Curta Tocantins Diocese abre Inquérito Diocesano do Servo de Deus Padre Luso para beatificação e canonização
Política Alexandre Guimarães encerra e inicia semana com mídia, entregas e presença: por que isso incomoda?
Eventos Covernation faz edição especial de Halloween com noite de tributos e fantasias em Palmas
Plantão Policial Em Paranã, Polícia Civil prende homem apontado como autor de homicídio qualificado